Para quem pretende investir em imóveis, o primeiro passo fundamental é avaliar e escolher entre um apartamento compacto ou grande.
Isso é especialmente relevante para investidores que desejam unir o conforto ao retorno financeiro.
É importante levar em conta que o imóvel escolhido impactará a qualidade de vida dos futuros moradores, além de definir o potencial de valorização e de rentabilidade do investimento realizado.
Dessa forma, independentemente do tamanho do apartamento, é vital saber avaliar fatores determinantes como a localização, o público de interesse, o orçamento disponível e a demanda de mercado.
Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a entender qual é, para você, o melhor tipo de imóvel para investir. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!
Índice
- O que são apartamentos pequenos ou compactos?
- Por que investir em apartamentos compactos?
- Quais são as vantagens e desvantagens de investir em apartamentos grandes?
- Imóveis compactos ou grandes: qual o melhor investimento?
- Compacto ou grande: Qual é a melhor escolha para você?
- Encontre o imóvel ideal para morar ou investir com a Tarjab!
O que são apartamentos pequenos ou compactos?
Hoje, existem muitas as tendências de moradia que, muitas vezes, dificultam a escolha pelo apartamento mais adequado ao estilo de vida e às necessidades de cada um.
Mas, para facilitar um pouco as coisas, vale conferir a seguir as características dos compactos:
O que é considerado um imóvel compacto?
Um imóvel compacto, normalmente, mede até 50m² e conta com acabamentos modernos e soluções inteligentes para moradores que levam uma vida agitada em áreas urbanas.
A planta desses imóveis apresenta um layout integrado, com design diferenciado que privilegia a funcionalidade para um dia a dia mais prático. A localização também costuma ser estratégica para facilitar a locomoção, entre outras atividades, incluindo lazer.
É um nicho do mercado imobiliário que justifica a cobrança de aluguel em valores mais altos devido às suas características peculiares, envolvendo comodidades específicas para pessoas de estilo de vida frenético.
O que é residencial compacto?
São moradias projetadas para maximizar o uso do espaço, como studios e lofts, que apresentam metragem mais reduzida e ambientes mais amplos para promover eficiência e praticidade.
É uma boa opção para solteiros, casais sem filhos ou idosos, que procuram segurança, otimização de tempo e praticidade. São apartamentos perfeitos para quem precisa de baixa manutenção diária e mais acessibilidade para circular entre os ambientes.
Em compensação, os empreendimentos desse tipo possuem áreas comuns de lazer super atrativas.
Muitos desses condomínios apresentam área fitness, coworking, terraço, sauna, piscina, salão de festas, mini mercado, lavanderia, pet place, bicicletário, brinquedoteca e outros ambientes.
Leia também: Espaço que valoriza condomínio: conheça os diferenciais
Qual o menor tipo de apartamento?
O menor tipo de apartamento é o studio ou a kitnet, cuja diferença está apenas na divisão dos ambientes, porém, contendo espaços úteis semelhantes.
São ideais para solteiros e casais sem filhos, já que seus espaços são mais fáceis de manter e de aproveitar. Confira as características de cada um:
Studio
O studio, conforme foi dito, é semelhante à kitnet, porém, normalmente apresenta divisões entre seus poucos cômodos.
E essa é, também, sua principal diferença em relação aos lofts, além do tamanho, que fica em torno de 30 m².
São perfeitos para solteiros, estudantes e casais de estilo minimalista e sem filhos, uma vez que os espaços são mínimos.
Kitnet
Da mesma maneira que o studio, a kitnet tem tamanho reduzido e apenas um cômodo, integrando cozinha e quarto com o banheiro à parte.
Apartamento tipo C
Esses apartamentos pequenos, geralmente, têm três cômodos contendo uma área útil abrangendo quarto, cozinha, sala, banheiro e área de serviço.
Alguns modelos não contam com divisória entre os ambientes, com exceção do banheiro. É um conceito que une loft e apartamento padrão.
Leia também: O que esperar de cada tipo de apartamento?
Qual a diferença entre kitnet e apartamento compacto?
Quando se pensa em termos de funcionalidade e estrutura, os apartamentos compactos são mais modernos, com estrutura e funcionalidades tecnológicas e inteligentes.
As kitnets são moradias de conceito mais antigo e não contam com todas as funcionalidades encontradas nos compactos.
Esses, já são projetados em edifícios que reúnem áreas comuns diversificadas para compensar o tamanho da unidade, o que os torna atrativos para pessoas de vida agitada.
Por que investir em apartamentos compactos?
São muitas as vantagens de se investir em um apartamento compacto, como comodidade, praticidade, facilidade de locomoção, segurança e valorização.
Imóveis compactos valorizam com o tempo?
Hoje, a procura por esse tipo de imóvel é alta, por isso, são investimentos práticos e seguros em termos financeiros, já que sua valorização é garantida.
Além do mais, os empreendimentos que oferecem diversas opções de funcionalidades e de lazer, alcançam ainda mais valor.
Qual é a rentabilidade de um imóvel compacto para aluguel?
A rentabilidade de um imóvel compacto pode ser muito atrativa para quem investe nesse tipo de empreendimento.
A aquisição de um apartamento menor custa menos para o bolso do investidor, já que as despesas que vêm com a compra são reduzidas.
Dessa forma, diminuem os impostos, como o IPTU, que já é fixado conforme a metragem na planta. Além disso, a escritura, demais documentos, taxas condominiais, reformas e reparos são reduzidos.
A localização de um apartamento desse tipo pode, ainda, ser revista.
Muitas vezes, em um bairro de localização melhor, o valor de mercado de um imóvel compacto pode equivaler ao de um imóvel maior em locais mais distantes do centro da cidade e que dificultam o acesso a serviços essenciais, como comércio e metrô.
Assim sendo, segundo levantamento da plataforma Quinto Andar, a rentabilidade dos compactos é de 0,54% ao mês em unidades com menos de 30m².
E, essa porcentagem reduz à medida que aumenta o número de cômodos, chegando a um pouco mais de 0,3% ao mês para os imóveis com quatro quartos ou mais.
Leia também: Comprar imóvel para alugar vale a pena?
É mais fácil alugar um imóvel compacto ou maior?
A mesma pesquisa, acima citada, apontou que a grande maioria dos proprietários entrevistados adquiriu seus apartamentos compactos pensando em obter renda por meio de aluguel.
Segundo eles, apartamentos pequenos são alugados mais rapidamente que os maiores, principalmente em virtude da localização e do preço. Isso os leva a querer investir em um número maior de unidades.
Os motivos para tal preferência também estão atrelados ao menor preço da unidade e às condições de crédito, como ocorre com o Minha Casa Minha Vida.
Além do mais, pesa bastante nessa equação a presença de estações de trem, de metrô e a oferta de linhas de ônibus nas regiões onde esses imóveis se localizam.
Vale destacar que uma boa localização é a principal razão para atrair o interesse dos compradores e das pessoas que procuram imóveis para alugar.
Em muitos centros urbanos, estes apartamentos ficam em regiões centrais, próximos de transporte público, restaurantes e de comércio.
Tudo isso reduz a necessidade de longos deslocamentos, o que facilita as tarefas do dia a dia, com acesso a tudo o que é primordial. Dessa forma, a qualidade de vida se torna melhor para o morador.
Leia também: Anúncio de aluguel: dicas para anunciar seu imóvel com sucesso
A tendência do mercado imobiliário favorece mais os imóveis compactos ou os grandes?
Nos últimos anos, houve mudanças significativas no comportamento do consumidor que influenciaram sua preferência para determinado tipo de imóvel.
Sendo assim, de olho nas novas demandas, as grandes incorporadoras e construtoras estão apostando em apartamentos mais compactos.
O avanço da tecnologia e as mudanças na forma de trabalhar criaram espaços corporativos compartilhados (coworking). Além disso, passamos a contar com mais variedades de lazer nos condomínios e elevadas cargas de atividades fora de casa.
Com isso tudo, passou a fazer mais sentido elaborar projetos de apartamentos cada vez mais compactos e otimizados.
Eles são perfeitos para quem passa pouco tempo em casa, não quer ter trabalho com manutenção e vive aceleradamente. E, a cada dia aumenta mais o número de pessoas com esse perfil.
Quais são as vantagens e desvantagens de investir em apartamentos grandes?
Apartamentos grandes são tendência para um público mais restrito, que busca privacidade, conforto e qualidade de vida dentro do lar.
Assim, essas unidades têm banheiros individuais para cada pessoa da família. Também facilitam a criação de ambientes conforme a necessidade, permitindo que os cômodos se transformem em home offices, salas de brinquedo, de estudo ou outro tipo de espaço.
Contudo, pelo fato de se tratar de um investimento, alguns desafios devem ser considerados. Imóveis grandes são mais caros, juntamente com toda a carga de custos que isso acarreta.
Portanto, o retorno financeiro tende a sofrer impactos, caso o público-alvo ou a localização não sejam devidamente analisados.
O que caracteriza um imóvel grande?
Imóveis grandes possuem de três a quatro quartos e são estratégicos para famílias maiores ou moradores que gostam de conforto e espaço.
Seus tamanhos ficam entre 70 e 120m², com oferta de maior flexibilidade para aproveitar os ambientes, facilitando configurações variadas.
Famílias grandes normalmente recebem amigos e parentes, por isso, se interessam mais pelas plantas amplas, até acima de 120 metros quadrados. São, portanto, apartamentos mais caros e perfeitos para quem procura por imóveis de alto padrão.
Na Tarjab você pode encontrar o que procura com a Harmonie, por exemplo.
São apartamentos de até 3 dormitórios, espaçosos e com amplo terraço, ideais para famílias com até três filhos para desfrutarem de conforto e bons momentos.
O empreendimento se localiza no bairro da Saúde, zona sul de São Paulo e conta com plantas inteligentes, pensadas para que os proprietários adaptem o layout de acordo com suas necessidades, sem mexer na estrutura.
São quartos que se transformam em closet, sala integrada à cozinha ou à varanda, quarto que vira home office. Já as áreas comuns, são espaços amplos de convivência com direito a um bosque. É feito para quem privilegia a qualidade de vida.
Imóveis grandes são mais valorizados?
Nas grandes cidades, os imóveis maiores reúnem diversos pontos positivos, como o conceito aberto, com extensas áreas de circulação.
Muitos deles, oferecem, ainda, tecnologias que permitem a automatização de sistemas de iluminação, climatização, som, entre outras tantas funcionalidades de acordo com a necessidade de cada família.
Contudo, esse tipo de imóvel, normalmente, se encontra em zonas mais nobres e bem localizadas, no interior de condomínios repletos de espaços de lazer diferenciados.
Nesses ambientes você encontra inúmeras distrações, como quadras poliesportivas, salões de beleza, pet places, academias completas, salas de jogos, brinquedotecas, saunas, piscinas e até cinemas.
Suas plantas são mais amplas e aproveitam bem a iluminação natural. Além disso, fica mais fácil investir em uma decoração mais arrojada com vistas incríveis e que contribuem com a tão sonhada qualidade de vida sem sair de casa.
Tudo isso, apesar de exigir um elevado investimento, se mantém altamente valorizado no mercado.
Os custos de manutenção são muito diferentes entre imóveis compactos e grandes?
Sim, os imóveis grandes acabam gerando custos mais altos, como taxas de manutenção e de condomínio, além do valor do IPTU.
Mas, esses gastos são alinhados ao perfil do público voltado para esse estilo de vida, o que sempre garante a maximização do retorno do investimento.
Apartamento grande oferece mais rentabilidade para aluguel?
No mercado de locação os imóveis grandes podem se destacar melhor em bairros já consolidados e que concentram alta demanda por espaços amplos.
Nesse cenário, certamente esse tipo de propriedade oferece mais rentabilidade quando o assunto é aluguel.
Imóveis compactos ou grandes: qual o melhor investimento?
Agora você já está por dentro dos principais tipos de apartamentos que o mercado disponibiliza para investir e alugar. Mas, qual seria a melhor escolha a fazer?
Como saber se um imóvel é um bom investimento?
Apartamentos grandes ou compactos podem atender às mais diversas necessidades de variados perfis de investidores e moradores.
No entanto, para saber qual investimento é mais viável, é preciso levar em conta fatores específicos antes de tomar a decisão final.
Diante disso, considere particularidades, como:
- Estilo de vida do público de interesse;
- Conforto para pets;
- Localização e infraestrutura da região;
- Tamanho do imóvel;
- Tipo de imóvel, entre outros pontos essenciais.
Ao delimitar os fatores mais relevantes, você consegue perceber, com certa facilidade, qual é o melhor para investir.
Compacto ou grande: Qual é a melhor escolha para você?
Neste artigo, vimos diversas particularidades inerentes aos dois tipos de apartamentos mais cotados para investir e depois, alugar e obter rentabilidade: compacto ou grande.
Seja um apartamento compacto ou grande, cada um reúne qualidades e desafios compatíveis a seu tipo, público-alvo, preço, localização, enfim, todos os atributos específicos.
E, para quem pretende investir em imóveis e alugar depois, a melhor opção é a que está alinhada a suas condições financeiras e interesses comerciais ou pessoais.
Ambos os tipos de apartamento têm sua importância no mercado imobiliário. A escolha por um ou outro é apenas uma questão pessoal.
Encontre o imóvel ideal para morar ou investir com a Tarjab!
Para facilitar ainda mais a sua decisão, que tal conhecer os empreendimentos da Tarjab? Procure a nossa consultoria especializada e saiba qual é o imóvel ideal para morar ou investir!
Perguntas Frequentes
O que rende mais: imóvel compacto ou grande?
Imóveis grandes ou compactos podem atender às mais diversas necessidades de variados perfis de investidores e moradores.
Mas, para saber qual investimento é mais viável, é preciso levar em conta fatores específicos, como: estilo de vida do público de interesse, conforto para pets, localização e infraestrutura da região, tamanho do imóvel, tipo de imóvel, entre outros pontos essenciais.
Imóveis compactos são mais procurados que os grandes?
Os imóveis compactos respondem por um mercado altamente aquecido e essa tendência deve ser mantida dentro dos próximos anos, apesar da instabilidade econômica e da elevação da taxa Selic.
Investir nesse tipo de imóvel é mais vantajoso, pois exige uma injeção menor de recursos financeiros e o retorno pode chegar mais rápido, por meio da locação mais fácil.
Qual o melhor tipo de apartamento para revenda?
Para revender, da mesma forma que para outras finalidades, o melhor tipo de apartamento depende de fatores variados, como localização, tamanho, potencial de valorização e outros.
Qual o tamanho de um apartamento pequeno?
Apartamentos considerados pequenos, normalmente medem entre 20m² e 60m². É o tamanho ideal para, no máximo, duas pessoas. Os tipos mais comuns no mercado imobiliário são: convencional, kitnet, flat, loft e studio.