Antes de iniciar qualquer tipo de obra, é preciso ter atenção ao planejamento
Fonte: Portal Mapa da Obra
Por: Carla Rocha
Todo profissional da obra, ao começar uma nova empreitada precisa fazer alguns cálculos e análises técnicas para escolher desde o sistema que vai ser utilizado ali, até mesmo os materiais e ferramentas que vão ser apoiados nesta construção. Mas nem todo profissional da obra sabe que, antes dessas escolhas, é necessário a realização de um planejamento de obras.
“Estudar previamente o planejamento garante processos mais ágeis, eficientes e reduz os desperdícios na obra. No momento atual em que vivemos uma empresa que não planeja e controla devidamente seus processos, dificilmente terá os resultados esperados”, explica Sergio Domingues, diretor técnico da Tarjab.
A redução de desperdícios na obra e até mesmo, a maior assertividade do cronograma e dos materiais comprados, ajudam a traçar estimativas mais corretas e evitar prejuízos financeiros, tanto para o empreiteiro quanto para o próprio cliente.
No entanto, muitos profissionais apresentam dúvidas sobre como fazer esse planejamento de forma adequada e assertiva. “Para um bom planejamento, deve-se reunir todas as informações possíveis previamente à realização da obra. Com isso, é possível levar em consideração os potenciais imprevistos e tornar o documento utilizável na prática”, destaca o diretor técnico da Tarjab.
É claro que imprevistos podem ocorrer, mas o planejamento serve justamente para diminuir os impactos que eles podem causar e os transtornos internos ou externos, quando até mesmo a vizinhança do canteiro de obras pode ser impactada. “Para o sucesso de um projeto deve haver primeiramente o engajamento da liderança, dos colaboradores e fornecedores para a implantação da filosofia organizacional. Deve-se também identificar restrições e riscos dos processos, a fim de mitigá-los previamente. Após o início do projeto, o controle e ações corretivas são determinantes para garantir o resultado final (PDCA)”, destaca Sergio Domingues.
A importância de que todos respeitem os aspectos do planejamento de obra é fundamental. Seja o profissional da obra, o cliente, o servente e até os fornecedores, é necessário que o planejamento contemple todas as atividades necessárias para o bom resultado da obra final e respeite os momentos em que cada uma delas deve ser inserida.
Etapas para um bom planejamento de obras
- Análise do local e levantamento de informações;
- Análise de Legalização da obra;
- Definição de escopos, trechos e prazos;
- Análise do caminho crítico e demais ‘’gargalos executivos’’;
- Orçamento de materiais e mão de obra;
- Execução e acompanhamento do empreendimento;
- Ações corretivas em função dos desvios apontados.
Matéria Publicada originalmente no Portal Mapa da Obra