Estudos mostram que a construção civil é responsável por cerca de 50% dos resíduos sólidos gerados no Brasil. Veja como a logística reversa pode auxiliar neste cenário
Por Concrete Show Digital
Segundo um recente levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a construção civil é responsável pela geração de cerca de 50% dos resíduos sólidos no Brasil.
Diante deste cenário, fica evidente que ações de sustentabilidade que busquem minimizar e reverter este impacto são essenciais para o bom andamento do segmento. Neste sentido, a logística reversa pode ser uma grande aliada.
Para sabermos mais sobre como o uso da logística reversa pode trazer benefícios econômicos e sustentáveis na construção civil, conversamos com Sergio Domingues, diretor técnico da Tarjab, empreiteira sediada em São Paulo.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre a logística reversa na área!
A importância da logística reversa na construção
Instituída em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como preceitos auxiliar diferentes setores a gerarem menos resíduos e a lidarem com eles de forma adequada. A logística reversa faz parte deste plano, e a construção civil tem parte importante nesta ação.
“A construção civil produz mais de 122 toneladas de resíduos diariamente, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, e cada vez mais a utilização de materiais reciclados e adoção de práticas como a logística reversa são fundamentais para que possamos reduzir os impactos ambientais”, observa Domingues.
O diretor-técnico destaca algumas das ações que a empresa onde atua tem realizado neste sentido, o que pode servir como exemplo para outras companhias que atuam no segmento.
“Desde 2013, com a obra do empreendimento Harmonia, no bairro do Jabaquara, aplicamos a logística reversa nos nossos canteiros de obras. O comprometimento e engajamento nas práticas sustentáveis e que promovam bem-estar está no nosso DNA. Em nossas obras finalizadas conseguimos reciclar, em média, 82,21% dos resíduos gerados”, pontua ele.
Os benefícios da logística reversa no canteiro de obras
Questionamos a Domingues sobre como a logística reversa pode beneficiar a construção civil brasileira.
Para o especialista, “a sustentabilidade está inserida na conscientização de contribuir com o meio ambiente e não aumentar os resíduos gerados nas obras.”
Ele acrescenta: “Se tivermos cada vez menos desperdício nos canteiros de obras, consequentemente, teremos redução de recursos naturais que estamos consumindo e seremos muito mais eficazes e eficientes na produção de nossas obras, e poderemos repassar essa eficácia para o cliente final, deixando mais acessível a compra do imóvel.”
Como fazer a logística reversa na obra?
Conforme atestamos na visão de Domingues e nos dados apresentados, a logística reversa é um caminho sem volta na construção civil. Mas como tornar esta prática uma realidade nos canteiros de obras?
“Em primeiro lugar é implementar a logística reversa no dia a dia nos canteiros de obras e contar com fornecedores que estão alinhados a essa prática”, diz Domingues.
Ele prossegue: “Aqui na Tarjab contamos com diversos parceiros, que incluem desde fornecedores de blocos para alvenaria até manta acústica de borracha reciclada”, reflete Domingues.
O diretor-técnico dá outros exemplos que a empresa onde atua já tem colocado em prática. Ele detalha:
“Também utilizamos manta acústica de borracha reciclada entre a laje e o contrapiso das unidades. Uma solução sustentável que contribui com o descarte correto de pneus de borracha que foram reciclados e transformados em contrapiso.”
O impacto financeiro e de sustentabilidade da logística reversa
Além de auxiliar na questão ambiental, que é cada vez mais importante e primordial para todos os setores industriais, a logística reversa auxilia a construção civil a ter maiores ganhos econômicos, com redução e reaproveitamento de materiais, por exemplo. Domingues fala mais sobre esse aspecto:
“Mais do que uma questão de redução de custo, no descarte de materiais, a logística reversa nos remete a uma qualificação de empresa que visa estar aderente aos valores e comportamentos da sociedade atual, e que serão cada vez mais mandatórios do ponto de vista de obrigação empresarial, bem como de sua contribuição para o bem comum.”
Uma boa dica para começar a utilizar a logística reversa em seus canteiros de obras é pesquisando sobre o tema, consultando empresas especializadas no segmento e adquirindo cada vez mais conhecimento para que o processo seja feito de forma tranquila e eficaz.
Matéria Publicada originalmente no portal Concrete Show Digital