Empresa integra grupo de estudos para mapear Emissão de GEEs no setor da construção
Por Portal Radar Imobiliário
Desde 2021 a Tarjab, incorporadora e construtora com 40 anos de atuação no mercado imobiliário de São Paulo, vem ampliando suas ações nas práticas ESG, objetivando estruturar e pavimentar o caminho para o crescimento sustentável em um dos setores que mais causam ônus ao meio ambiente*.
Em 2022, a Tarjab aderiu à Aliança Setorial para redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa no setor de construção e incorporação imobiliária. Até o momento, 68 empresas integram a aliança, participando dos trabalhos para a definição das metas setoriais e inventários individuais de emissão de GEE- conforme Decreto Federal 11.075, de 19 de maio de 2022 que estabelece procedimentos para a definição dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas.
Realizado de forma periódica, os trabalhos do grupo resultam em ações decorrentes. Em março, integrantes do Comitê Estratégico da Aliança realizaram a reunião de kick off, reunindo 90 representantes de empresas associadas às entidades que aderiram à Aliança, para definição de uma meta de redução setorial. Na agenda mensal, o destaque ficou com a produção do questionário, a ser enviado pelas empresas para consolidação dos dados e elaboração do inventário setorial. Além da realização do Workshop de Engajamento e Alinhamentos Conceituais, os participantes contaram com uma reunião exclusiva para tirar dúvidas sobre o preenchimento do questionário.
Inventário Setorial
Conduzido pela Way Carbon, empresa especializada contratada pelas entidades para a elaboração e consolidação dos dados do inventário setorial, o Workshop teve como objetivos o engajamento dos participantes do projeto, a apresentação das estratégias de descarbonização e o apoio na construção dos inventários. A iniciativa conta com um aporte financeiro e, obrigatoriamente, o levantamento de emissões de gases de efeito estufa para obras concluídas em 2021.
A Tarjab está contribuindo com a realização do inventário de GEE do empreendimento Iman Vila Mariana. “Para isso, iremos utilizar a CE Carbon, ferramenta gratuita que calcula o consumo energético e as emissões de carbono dos materiais usados na construção civil, lançada pelo Sinduscon-SP”, explica Carlos Borges, CEO da Tarjab.
Para a construção desse primeiro inventário de GEE, a Tarjab montou uma equipe multidisciplinar para fazer o mapeamento das emissões e a realização do curso da calculadora CE Carbon. Tudo alinhado às metas que viabilizem um cenário de carbono zero no setor até 2050, bem como o aprendizado sobre melhores práticas do mercado.
A elaboração do inventário setorial faz parte da primeira etapa deste projeto. A partir dele, o setor imobiliário poderá analisar o tamanho do seu impacto para e definir suas metas de redução das emissões de GEE e posteriormente seguir com a adoção de estratégias de descarbonização.
*Fonte – Estudo da Agência Internacional de Energia (IEA) coloca a construção civil mundial como responsável direta e indireta por 39% dos gases do efeito estufa liberados na atmosfera.
Matéria publicada originalmente no portal Radar Imobiliário