O que é necessário para criar um condomínio pet friendly?

  Atualmente, o Brasil é o terceiro país com maior número de animais domésticos, sendo que alguns destes são tratados […]

Por Tarjab
Em 28 de fevereiro de 2023
Pet Place do Condomínio Harmonie
Pet Place do Condomínio Harmonie

 

Atualmente, o Brasil é o terceiro país com maior número de animais domésticos, sendo que alguns destes são tratados pelos tutores como membros da família, tendo todas as suas necessidades levadas em consideração nas tomadas de decisões. É por essa razão que a tendência de condomínios pet friendly só tende a crescer.

Leia também: ‘Pet places’ conquistam espaço nos residenciais

A seguir, vamos explicar melhor quais são as instalações mais comuns e as melhores práticas que devem ser analisadas nos condomínios, a fim de garantir que seu filho de quatro patas tenha a melhor qualidade de vida e que você tenha muito mais comodidade.

 

O que faz um condomínio pet friendly?

 

Segundo a Constituição Federal brasileira, é assegurado aos tutores o direito de manter os pets dentro dos apartamentos, desde que não atrapalhe ou coloque em risco a vida de outros moradores. Dessa forma, mesmo que as regras do condomínio não sejam favoráveis aos animais de estimação, o síndico não pode proibi-los.

Leia também: 4 dicas de decoração para apartamentos com pets

 

Pet Place do Condomínio Tangram
Pet Place do Condomínio Tangram

Entretanto, é importante lembrar que apenas permitir animais de todos os portes nos apartamentos ou a circulação pelas áreas comuns não torna o condomínio pet friendly, afinal, o conceito pode ser aplicado somente aos empreendimentos que dedicam espaços e estruturas focados em garantir o bem-estar dos peludinhos.

Além disso, é importante que um condomínio pet friendly disponha de bebedouros para os cães em lugares estratégicos das áreas comuns, espaços fechados reservados para os gatos e evite as regras que tiram a liberdade dos tutores e seus animais, como obrigar que eles sejam sempre levados no colo ou em caixinhas de transporte.

 

Dicas de espaços pet nos condomínios

 

Alguns condomínios mais recentes da Tarjab contam com o pet place, ou pet play, um espaço gramado, lúdico e seguro, para que os tutores possam levar os pets para passear com tranquilidade, sem precisar sair de casa. Nele, os bichinhos podem ficar soltos, para aproveitar cada minuto do passeio e curtir as brincadeiras livremente.

Entre os condomínios estão o Refuge Bosque da Saúde, Harmonie Saúde, Isla Morumbi e Tangram Conceição, sendo que este também abriga um dog shower, espaço exclusivo para que os tutores possam dar banho nos pets com mais comodidade, com bancada, chuveirinho e secador, para dar um acabamento incrível nos pêlos do amiguinho.

Leia também: Os 5 espaços que valorizam seu futuro condomínio

 

Dog Shower do Condomínio Tangram
Dog Shower do Condomínio Tangram

 

Pets nas áreas comuns: como cuidar?

 

Os tutores têm o direito de passear com seus pets nas áreas comuns, mas não podem se esquecer dos seus deveres. Por exemplo, os cães devem ser mantidos próximos do tutor, com guia curta, em áreas comuns dos condomínios, incluindo escadas e elevadores.

Segundo o Art. 10 da Lei Nº 4.591/64, cães de grande porte ou que podem apresentar comportamentos violentos devem usar a focinheira em locais públicos. Além disso, é responsabilidade do tutor garantir que os latidos ou barulhos diversos dos animais não atrapalhem os vizinhos e que dejetos não sejam deixados nas áreas comuns.

 

O que avaliar na hora de escolher o apartamento perfeito?

 

Se você tem os pets como membro da família, é provável que prefira morar em um condomínio que supre as principais necessidades dele, certo? 

E este é apenas um dos inúmeros fatores que devem ser considerados no momento de escolher seu próximo lugar de viver, afinal, é um investimento que demanda muito cuidado.

Para te ajudar nesse processo, nós da Tarjab desenvolvemos um material gratuito com 7 dicas do que avaliar na hora de comprar um apartamento. Confira!

 

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.