As etapas de obras de um apartamento são um assunto que pode trazer muitas dúvidas para os futuros moradores, afinal, é normal que haja curiosidades em entender o que vai acontecer.
Além disso, entender sobre a fundação do apartamento, plantas, projetos de decoração e materiais de acabamento é uma forma de controlar a ansiedade.
E para te ajudar a esperar pelo tão aguardado momento da entrega das chaves do seu novo lar, nós preparamos um guia sobre as principais etapas das obras. Boa leitura!
Leia também: Você já ouviu falar sobre apartamentos com envelopamento de tubulação?
Projeto arquitetônico
Sem dúvidas, uma das mais importantes etapas de obras de um apartamento é o projeto arquitetônico, uma vez que é nele que tudo tem início.
Os projetos são elaborados por engenheiros civis e arquitetos. Nele devem ser apresentados detalhes como a planta baixa do imóvel, fachadas, cortes, cobertura, especificidades das aberturas (portas e janelas), etc.
Um bom projeto arquitetônico deve garantir que os espaços sejam aproveitados de forma inteligente, assegurando a circulação, iluminação, conforto térmico e, claro, a funcionalidade do ambiente.
Uma vez pronto, o projeto é enviado para a prefeitura para ser avaliado junto ao código de obras do município. Se aprovado, é feita a matrícula do imóvel e o alvará de construção é emitido.
Projetos de complementação, orçamento e serviços preliminares
O projeto arquitetônico é a base para a construção dos empreendimentos, mas necessitam de diversos complementos e, além de engenheiros civis e arquitetos, é preciso incluir profissionais que desenvolvam projetos de complementação, como: projetos estruturais, instalações hidráulicas, elétricas e de telefonia.
Tendo em mãos todos esses planos, o orçamento é enviado à construtora que deve fazer uma lista da estimativa de materiais, equipamentos e serviços prestados.
A base para fazer os cálculos dos gastos é o Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²), um indicador que pode mudar de acordo com a região da construção.
O próximo passo é a realização dos serviços preliminares, como o fechamento do terreno, limpeza, terraplanagem e compactação do solo.
Saiba mais: Dicas para fazer o melhor planejamento de obras
Fundação e estruturas
As fundações são as estruturas feitas para distribuir uniformemente a carga da construção no solo, a fim de evitar trincas e rachaduras. A sua composição muda seguindo as características do solo e da construção.
No que diz respeito às estruturas, é nessa etapa da obra que são instaladas as peças estruturais, como pilares, vigas e lajes. São elas que dão a sustentação.
Alvenaria e cobertura
Com a base pronta, a próxima etapa de obras de um apartamento é a alvenaria e em seguida a cobertura.
Durante a alvenaria são levantadas as paredes que farão as divisões dos cômodos, o chapisco e o reboco, deixando as superfícies aptas a receberem o revestimento.
E a cobertura é a fase de montagem do telhado, na qual além da aplicação do tipo de telha escolhida (cerâmicas, concreto, fibrocimento, metal, etc), são instaladas as calhas, rufos e rincões.
Instalações
As instalações elétricas e hidráulicas são feitas nesta etapa. Tomadas, interruptores, bocais para lâmpadas, disjuntores, canos de ligamentos para banheiros e cozinha, bem como canos de esgoto, são devidamente instalados.
Além disso, as instalações complementares, como as de gás, ar condicionado, internet, televisão, etc, também são feitas nesse período.
Acabamentos e esquadrias
Gesso, cerâmicas e revestimentos são aplicados nesta etapa de obras de um apartamento. Bem como a instalação de portas e janelas.
Pintura
A pintura é uma marca da fase final das obras. Elas tendem a ser padronizadas para todo o empreendimento. Vale conferir junto ao corretor a possibilidade de personalização dessa etapa, evitando reformas futuras.
Entrega das chaves
Entre o fim das etapas de obras em um apartamento e a efetiva entrega das chaves, ainda existe a finalização das áreas externas, assim como a limpeza de todo o local e a vistoria.
O cumprimento integral e cuidadoso de todas essas etapas é fundamental para assegurar a melhor experiência possível para o futuro condômino. Afinal, comprar um apartamento sempre se trata da realização de um sonho.
O que fazer em caso de atraso nas etapas de obras de um apartamento?
O prazo de tolerância de atrasos em obras é de até 180 dias. Caso a entrega ultrapasse esse prazo, o comprador pode dar entrada em recursos legais para ser ressarcido pelo tempo de atraso.
E então, gostou do conteúdo? Esperamos que ele ajude a sanar as suas dúvidas a respeito das etapas de obras de um apartamento. Agora, confira um guia sobre um dos principais bairros de São Paulo: a Saúde.