Com 15 estações que ligam a Zona Norte e ao centro de São Paulo, a linha 6 laranja do Metrô retomou as suas obras.
No dia 5 de outubro de 2020, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que a linha 6 laranja do metrô retomará as suas obras beneficiando os moradores da região após 4 anos de paralisação.
A obra foi retomada oficialmente no dia 6 de outubro e a previsão para o seu término é de 5 anos com um investimento de R$ 15 bilhões.
Confira neste artigo mais informações sobre essa novidade e também como você pode viver bem em um bairro próximo à estação.
- Fácil acesso da Zona Norte ao centro de São Paulo
- Estações que irão contemplar a linha 6 – Laranja do metrô
- Benefícios da linha 6 – Laranja do metrô aos moradores da região
Fácil acesso da Zona Norte ao centro de São Paulo
A Linha 6 – Laranja do metrô contará com 15 km de extensão, ligando a Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, no centro de São Paulo.
Os moradores da Zona Norte terão fácil acesso aos principais pontos da cidade por conta das conexões com as linhas 1 – Azul e 4 – Amarela do Metrô, além da linha 7 – Rubi e 8 – Diamantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, mais de 630 mil passageiros devem utilizar a linha diariamente após a sua conclusão.
Empresas responsáveis pela obra
Inicialmente, o consórcio Move São Paulo era a empresa responsável pela obra, porém teve a Parceria Público-Privada (PPP) suspensa pelo Governo do Estado de São Paulo no ano de 2018.
A empresa espanhola Acciona assumiu os direitos do consórcio para retomar o empreendimento em 2019.
De acordo com o Governo, a concessão também inclui a aquisição da frota de 22 trens, com previsão de 19 anos para manutenção e também a operação da linha.
Estações que irão contemplar a linha 6 – Laranja do metrô
Os moradores da Zona Norte terão fácil acesso as diversas regiões de São Paulo. Isso porque a linha Laranja irá contar com as estações:
- Brasilândia;
- Vila Cardoso;
- Itaberaba/Hospital Penteado;
- João Paulo l;
- Freguesia do Ó;
- Santa Marina;
- Água Branca;
- Pompéia;
- Perdizes;
- Cardoso de Almeida;
- Angélica – Pacaembu;
- Higienópolis Mackenzie;
- 14 Bis;
- Bela Vista;
- São Joaquim.
Todo o trecho será percorrido em aproximadamente 23 minutos.
Benefícios da linha 6 – Laranja do metrô para os moradores da região
Como já citado, a linha 6 – Laranja foi apresentada pelo Governo de São Paulo como uma obra que fará a interligação entre os bairros periféricos até o centro da cidade.
Isso trará melhorias nas condições de transporte para a população.
Segurança e comodidade aos usuários do metrô
A nova linha será composta por seis trens que irão atender aos padrões do metrô em São Paulo e terão qualidade superior por conta de algumas exigências que foram impostas. Uma delas, é a operação sem condutor nos mesmos padrões da Linha Amarela do Metrô.
Além disso, irá contar com passagem livre entre os trens, além de climatização assegurada por dois aparelhos de ar-condicionado em cada um deles. Todos com materiais resistentes a incêndios.
Um dos pontos de maior importância na nova linha do metrô são as plataformas laterais e as portas que bloqueiam o acesso à via com a finalidade de evitar acidentes, principalmente por conta da operação sem condutor.
Aos moradores da região, o acesso ficará muito mais rápido e prático, podendo ir para diversos pontos da cidade em apenas alguns minutos.
Isso trará comodidade, além de ser um grande ponto para aqueles que desejam morar em um local onde a mobilidade e a valorização do imóvel andam de mãos dadas.
Gostou? Então compartilhe nas suas redes sociais!
Imagem: Metrô CPTM