Você já tentou alugar o seu imóvel, mas enfrentou dificuldades para encontrar interessados? Então, saiba que a solução pode estar na maneira de divulgar a sua propriedade.
Para conseguir um bom resultado, rapidamente e com segurança, é preciso usar estratégias na forma de anunciar.
Isso envolve muitos fatores, que incluem as necessidades de quem procura por um imóvel, uma boa descrição com informações precisas, fotos de boa qualidade e outros detalhes.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com esclarecimentos sobre esse assunto e dicas que podem colocar o seu imóvel em evidência para facilitar uma negociação. Que tal conferir?
Índice
- Como anunciar um imóvel para aluguel?
- Vale a pena anunciar no Airbnb?
- Como criar um anúncio atrativo para seu imóvel?
- Como definir o preço do aluguel do seu imóvel?
- Como redigir um contrato de aluguel seguro?
- Como criar um anúncio de aluguel eficiente?
- Encontre o imóvel ideal para investir e lucrar com aluguel
Como anunciar um imóvel para aluguel?
Para criar anúncios mais eficientes, com amplo alcance do público de interesse, é importante incluir fotos nítidas e atrativas, descrição detalhada do imóvel, sua localização e o valor da locação.
Separamos, então, algumas dicas mais detalhadas sobre o que incluir nos anúncios. Dá só uma olhada:
Qual a melhor forma de divulgar um imóvel?
Os melhores canais de divulgação de imóveis estão entre sites imobiliários, redes sociais e anúncios pagos. Mas, grande parte das pessoas acessa redes sociais, o que facilita a divulgação de produtos e serviços online durante as 24 horas do dia.
É sempre bom lembrar-se de que, em tempos de engajamento digital, ser visto na internet faz toda a diferença, já que isso multiplica as chances de fechar negócios.
Sendo assim, estratégias de marketing digital ganham destaque e atenção em plataformas como o Instagram e portais imobiliários. Nesse ponto, entra em cena as práticas de marketing imobiliário. O ideal, nesse caso, é contar com a expertise de quem entende desse assunto.
Porém, a melhor maneira de divulgar os seus imóveis pelas redes sociais é pensando no público que deve ser atingido. É fundamental levar em conta seu perfil, suas dores, gostos e preferências.
Tudo deve ser pensado estrategicamente para não desperdiçar capital com anúncios equivocados, além do tempo mal-empregado.
Contudo, os anúncios pagos não são a única forma de divulgar imóveis. Você pode contar com o tráfego orgânico, criando conteúdo de qualidade por meio de vídeos, fotos e uma descrição impecável do imóvel.
Quando são bem elaborados, esses materiais aguçam o interesse das pessoas e geram uma interação que pode chegar ao compartilhamento. Dessa forma, o anúncio atinge cada vez mais gente, em uma escala crescente.
Para gerar tais conteúdos com qualidade profissional, vale muito contratar pessoal especializado, que saiba produzir boas fotos, vídeos impactantes e textos descritivos bem-estruturados e envolventes.
Quais os melhores sites para anunciar imóveis?
E, para divulgar em sites ou portais imobiliários, sem custos, é interessante conhecer alguns dos mais usados.
Sites gratuitos mais populares para anunciar imóveis
Para quem precisa minimizar custos ao máximo, existem portais de classificados com plataformas acessíveis para divulgar imóveis sem pagamento de taxas, favorecendo o alcance significativo de potenciais interessados.
Eles oferecem opções de adição de fotos, informações de contato e descrição detalhada das propriedades. Confira alguns, a seguir:
Mercado Livre: lá, você tem acesso a uma seção para imóveis para a criação de anúncios sem custos.
OLX: essa plataforma está entre os sites de classificados mais populares do país, onde você pode postar e descrever os seus imóveis sem nenhum custo.
Webmotors: é voltado principalmente para veículos, mas também disponibiliza uma seção de imóveis para anunciar gratuitamente.
Bom Negócio: é uma plataforma mais generalista, que inclui uma seção para anúncios gratuitos de imóveis.
É importante destacar, no entanto, que o uso de sites gratuitos para divulgação de produtos e anúncios de imóveis pode limitar a visibilidade. Isso acontece devido à semelhança de todos os anúncios que lá circulam, o que pode não destacar o seu produto entre tantos.
Além disso, há muita variedade de contatos gerados nesses sites. Assim, você pode ter dificuldades para filtrar os leads qualificados dos demais.
Vale a pena anunciar no Airbnb?
Esta é uma opção que vale a pena, sim. Anunciar no Airbnb pode significar uma alternativa divertida e flexível para alcançar metas financeiras. É um espaço online que permite a recepção de hóspedes de qualquer parte do mundo, com frequência ilimitada.
Quanto custa para anunciar um imóvel no Airbnb?
O Airbnb presta serviços de atendimento ao cliente durante 24 horas por dia e, para tanto, cobra uma taxa sempre que uma reserva é confirmada.
Entretanto, mantém duas estruturas distintas de taxas para as estadias: uma dividida e outra, apenas para os anfitriões. Confira como funciona cada uma:
Taxa dividida
É a estrutura de taxas mais comum e costuma ser repartida entre o hóspede e o anfitrião.
Taxa do anfitrião
A maior parte dos anfitriões paga uma taxa de 3%, porém, alguns anfitriões com acomodações na Itália, pagam mais que isso.
Essa taxa tem como base de cálculo o subtotal da reserva, que inclui o preço por noite e uma taxa extra cobrada pelo anfitrião.
No entanto, não é incluída a taxa de serviço do hóspede + impostos. O valor, então, é deduzido do pagamento do anfitrião, de forma automática.
Quanto se ganha alugando pelo Airbnb?
Ao alugar um imóvel por temporada, no Airbnb, o dono do imóvel tem mais vantagens em termos de lucro do que se colocar sua propriedade em uma imobiliária tradicional para a mesma finalidade.
Um aluguel tradicional rende cerca de 0,50% ao mês. Já no Airbnb, o retorno financeiro pode ficar entre 0,60% e 0,70%, por isso, aluguéis por temporada podem compensar.
Anunciar no Booking ou Airbnb: qual a melhor opção?
Para alugueis de curta temporada, uma das principais diferenças está no perfil dos hóspedes. No Airbnb, os hóspedes ficam na casa de outra pessoa, portanto, suas expectativas quanto ao serviço são diferentes dos hóspedes do Booking.com.
No Booking.com, a expectativa é de algo semelhante ao padrão de um hotel, em termos de serviço.
O Airbnb promove uma comunicação mais participativa entre hóspede e anfitrião, que incluem avaliações mútuas. Isso auxilia no processo de seleção de hóspedes mais confiáveis. Já no Bookin.com não há interação preliminar para confirmar reservas.
A estrutura de tarifas também é um fator significativo a se levar em conta. No Airbnb, anfitrião e hóspede pagam taxas. No Booking.com, os hóspedes não pagam taxas. Mas, os anfitriões arcam com uma porcentagem sobre o valor total de sua reserva ao final de todo mês.
Como criar um anúncio atrativo para seu imóvel?
Um anúncio atrativo deve ser persuasivo e incluir detalhes como título, descrição minuciosa e boas imagens dos imóveis e seus pontos mais fortes. Veja o que incluir na descrição:
Como fazer uma boa descrição do imóvel?
Para despertar a atenção dos potenciais inquilinos, a descrição dos imóveis deve ser persuasiva e detalhada.
O que colocar na descrição do imóvel?
Assim, inclua o máximo de informações para que o interessado consiga visualizar o local e se imaginar nele.
Informe a localização e seus diferenciais no entorno, a metragem, o valor do aluguel, se o imóvel é mobiliado ou não, listando tudo o que está incluído dentro da propriedade.
Para proporcionar clareza a quem está buscando um imóvel, procure evitar descrições rasas e escrever de maneira correta, sem gírias, abreviações ou erros de digitação. Passe autoridade e seriedade.
Cada qualidade importa, como a quantidade de dormitórios, tamanho total, suítes, piscina, espaço na garagem, churrasqueira e tudo o mais que enriqueça o anúncio de cada tipo de imóvel, seja casa, apartamento ou outro.
Lembre-se sempre de que a descrição é a alma do seu anúncio e pode ser determinante para que o potencial locatário escolha o seu imóvel.
Leia também: Como avaliar um imóvel? Guia de avaliação imobiliária
O que as pessoas mais procuram em um imóvel?
As qualidades mais atrativas para inquilinos normalmente se relacionam a: segurança, localização, áreas de lazer, vagas de garagem, quantidade de quartos e de banheiros, tamanho da cozinha.
São pontos chave que os interessados analisam com cuidado para saber se atendem suas necessidades. Por isso, é importante valorizar e destacar o que o seu imóvel oferece de melhor, principalmente se estiver dentro das características mais buscadas.
Como tirar boas fotos para um anúncio de aluguel?
Ao fotografar o imóvel, procure enfatizar os pontos mais interessantes, os ângulos que valorizam o espaço e capriche na iluminação.
Para tanto, escolha a luz do dia, com bons equipamentos para garantir mais profissionalismo ao seu anúncio. Isso faz toda a diferença na qualidade das imagens.
Destaque jardins, espaços de convivência (no caso de condomínios), varandas e outras características mais interessantes do imóvel.
Leia também: Os 5 espaços que valorizam seu condomínio
Como fazer propaganda de locação?
Anúncios para locação são mais ricos quando apresentados de maneira visual, proporcionando aos interessados uma noção imersiva sobre o imóvel que pretendem alugar.
Você pode, então, lançar mão de vídeos com ângulos estratégicos, tours virtuais e complementar postando nas redes sociais.
Como definir o preço do aluguel do seu imóvel?
A definição do preço de um aluguel deve considerar a localização, o tamanho do imóvel e quantidade de cômodos, os valores da concorrência, bem como a valorização do imóvel na região em que ele se localiza.
Como precificar o aluguel de um apartamento?
No momento de precificar o valor do aluguel de um apartamento é importante considerar, também, se o imóvel é mobiliado ou está vazio.
Propriedades com móveis e eletrodomésticos, por exemplo, costumam ser mais valorizadas, em razão das facilidades que o inquilino terá ao se mudar para um local com tudo o que é necessário para se instalar.
Como redigir um contrato de aluguel seguro?
O contrato de aluguel precisa contemplar todos os detalhes envolvendo direitos e deveres entre as partes contratantes. O objetivo é garantir segurança e tranquilidade para ambos.
Por isso, é importante considerar alguns pontos fundamentais no contrato, conforme listamos:
O que é importante o cliente saber para locar um imóvel?
Para evitar problemas futuros, portanto, algumas informações devem constar no contrato de locação, como:
- As partes contratantes;
- Descrição do imóvel;
- Valor da locação e forma de pagamento;
- Normas para uso do imóvel;
- Garantias locatícias;
- Prazo de vigência e renovação;
- Cláusulas especiais;
- Rescisão do contrato;
- Registro do contrato.
Essas informações precisam ser redigidas em cláusulas, contendo o detalhamento de cada uma delas, de acordo com o combinado entre as partes. Assim, se torna possível garantir mais segurança jurídica para todos os envolvidos.
Leia também: Como é feito um contrato de compra e venda de um imóvel
Como criar um anúncio de aluguel eficiente?
Conforme foi abordado neste artigo, um anúncio de aluguel eficiente requer a aplicação de algumas estratégias de marketing para que os proprietários consigam alugar seus imóveis com mais segurança e rapidez.
Existe uma preocupação em transmitir a melhor impressão possível e, para isso, indicamos as técnicas usadas na maioria dos anúncios online. Elas costumam ser muito eficazes, uma vez que proporcionam uma visualização bastante detalhada dos imóveis.
Hoje, com a ajuda de sites especializados em anúncios de imóveis e redes sociais, ficou mais fácil e rápido chegar até o público que busca imóveis para alugar. O seu pode ser exatamente o que um determinado grupo de pessoas está procurando.
Encontre o imóvel ideal para investir e lucrar com aluguel
Quer encontrar o imóvel certo para investir e depois lucrar com o seu investimento? Conheça os lançamentos da Tarjab, prontos para morar, como o Origem, na Freguesia do Ó e o Harmonie, no bairro Saúde e faça o melhor negócio!
Perguntas frequentes
Como fazer um anúncio para vender um imóvel?
Para criar anúncios mais eficientes, com amplo alcance do público de interesse, é importante incluir fotos nítidas e atrativas, descrição detalhada do imóvel, sua localização e valor de venda.
Qual a melhor plataforma para divulgar imóveis?
A melhor plataforma para divulgar imóveis são os portais especializados nesse tipo de serviço, tanto para venda quanto para locação. Para complementar, é interessante postar esses mesmos anúncios nas redes sociais.
Onde anunciar um imóvel para alugar?
Experimente anunciar imóveis para alugar nos sites especializados, como: Zap Imóveis, OLX, Viva Real e Mercado Livre. Anuncie também nas mídias sociais, como o Facebook Marketplace e o Instagram.
Anunciar aluguel de imóvel: quais os erros mais comuns?
Quem anuncia um imóvel para alugar, precisa tomar alguns cuidados essenciais com detalhes que podem evitar erros. Os mais comuns são fotos de baixa qualidade, pouca descrição sobre as características da propriedade, falta de detalhes sobre as formas de pagamento e ausência de gastos extras, além do aluguel.
Vale a pena anunciar em plataformas de imóveis?
Anunciar imóveis em plataformas especializadas não só vale a pena como pode ser determinante para garantir mais rapidez nas vendas ou locações. Essa estratégia é altamente eficiente para melhorar a visibilidade e o alcance do público de interesse, com menos investimentos que em anúncios offline.