Afinal, qual é a melhor opção para investir, comprar casa ou apartamento? Espaço, segurança, comodidade, privacidade e outros fatores são fundamentais na hora de fazer essa escolha tão decisiva.
Cada um desses tipos de imóvel oferece vantagens e desafios que determinam o sucesso do seu investimento. Portanto, dependendo das suas necessidades, essa escolha pode não ser tão simples.
Mas, para te ajudar a avaliar a melhor alternativa, selecionamos algumas particularidades que envolvem a aquisição de uma casa ou apartamento para morar ou investir. Que tal conferir?
Índice
- O que considerar antes de escolher entre casa ou apartamento?
- Comprar casa: vantagens e desvantagens
- Comprar apartamento: vantagens e desvantagens
- Casa ou apartamento: qual é melhor para investir?
- Casa ou apartamento: Qual é a melhor escolha para você?
- Encontre o imóvel ideal para morar ou investir com a Tarjab!
O que considerar antes de escolher entre casa ou apartamento?
Seja para morar ou investir, optar pelo imóvel ideal, dentro das suas necessidades, requer bastante reflexão e isso envolve uma apurada análise dos prós e contras de cada uma das alternativas.
Na prática, tanto a casa quanto o apartamento reúnem características benéficas e algumas desvantagens, conforme as necessidades e expectativas de cada um. Confira, a seguir, o que levar em conta antes de se decidir por um ou outro tipo de imóvel:
Localização
A localização é um dos principais fatores a serem considerados. Em grandes centros, por exemplo, há uma dificuldade maior para encontrar boas casas para morar e, consequentemente, para investir.
Em cidades maiores, a oferta de bons apartamentos em bairros com boa infraestrutura é bem maior. Nessas regiões, os moradores podem contar com um comércio bem servido para inúmeras necessidades.
Além disso, pode se beneficiar de escolas, farmácias, hospitais, áreas de lazer e cultura, restaurantes e muito mais. Já em cidades menores, a oferta de casas com todo o conforto é sempre maior.
Leia também: Como escolher um bairro para investir?
Privacidade
Para quem prioriza a privacidade, apartamentos podem dificultar essa qualidade da moradia, dependendo do layout, do tamanho e dos acabamentos.
Algumas unidades favorecem barulhos nos andares superiores e em determinados pontos de contato entre paredes ou sacadas vizinhas.
Já as casas, quando não são geminadas, é mais provável que a privacidade seja maior. Em casas geminadas, principalmente aquelas com paredes compartilhadas, a passagem do som tende a ser semelhante à de apartamentos com a mesma condição.
Leia também: Apartamento com isolamento acústico: O que é e como funciona?
Potencial de valorização
Os dois tipos de imóveis têm potencial de valorização, mas, ambos dependem de algumas particularidades, como a localização, por exemplo.
Regiões em crescimento tendem a contribuir com a valorização dos imóveis e, nas áreas urbanas, quando se trata de liquidez, os apartamentos costumam chamar mais a atenção dos compradores.
Isso faz com que a alta demanda e o interesse por esse tipo de moradia sejam permanentes.
Custos
Na hora de escolher entre casa e apartamento, o custo é um fator que pesa muito.
Normalmente, as casas são mais caras que os apartamentos devido à área construída e ao terreno, sem falar nos custos de manutenção, reformas e segurança, que exigem mais investimentos por parte do morador.
Já os apartamentos, apresentam preços mais acessíveis, principalmente em áreas urbanas. Contudo, um ponto desfavorável pode ser a taxa do condomínio, uma vez que se trata de mais um custo fixo mensal.
Em contrapartida, esse gasto a mais cobre as despesas de manutenção, áreas comuns e segurança.
Segurança
Quanto à segurança, os apartamentos oferecem mais vantagens, devido à presença de câmeras de vigilância, portarias, controle de acesso e outros mecanismos que produzem uma sensação de segurança mais efetiva.
Além do mais, em apartamentos, a proximidade com vizinhos também melhora a condição de proteção mútua e de segurança.
Nas casas, principalmente em bairros afastados ou sem infraestrutura adequada de segurança, a vulnerabilidade se torna bem maior.
Mas, esse problema pode ser minimizado por meio da opção por condomínios fechados ou da adesão a sistemas de segurança.
Leia também: O que levar em conta na hora de buscar segurança no condomínio?
Investimento
Toda decisão por um novo investimento imobiliário requer uma boa análise sobre o mercado imobiliário da região em que se pretende investir.
É importante entender qual é a preferência dos moradores locais para depois investir de forma certeira, seja em uma casa ou um apartamento.
Qual dos dois tipos de imóvel demandam maiores custos de manutenção: casa ou apartamento?
Normalmente, as casas demandam mais gastos com manutenção, já que o morador deve cuidar da área externa também.
Dessa forma, os afazeres internos de uma residência somados aos externos tomam muito mais tempo para se manter em ordem.
Já quem reside em apartamentos, precisa cuidar apenas da parte interna de sua própria unidade, uma vez que a área externa é de responsabilidade do condomínio.
Quais taxas e impostos são diferentes entre casa e apartamento?
Ambos os tipos de imóveis requerem pagamento de taxas de IPTU e outros impostos relativos à compra e venda, entre outras situações que envolvem a propriedade de imóveis.
No entanto, o que diferencia casa e apartamento são as taxas condominiais, que são inerentes aos apartamentos.
Comprar casa: vantagens e desvantagens
A dúvida entre adquirir uma casa para investir pode ser devidamente sanada. Basta analisar com cuidado as vantagens e desvantagens dessa opção. Dá uma conferida:
Quais são as vantagens de comprar uma casa?
Para quem não se importa muito com o trabalho da manutenção externa, as casas oferecem muitas vantagens. Confira:
- Mais espaço: esse é um dos grandes atrativos das casas. Elas contam com cômodos mais amplos e área externa para desfrutar de momentos de descontração, mais liberdade e contato com a natureza;
- Privacidade: nas casas não existe contato direto entre as paredes dos imóveis vizinhos, o que cria certo distanciamento. Isso garante mais privacidade e sossego, a não ser em casas geminadas, cujas paredes são compartilhadas;
- Personalização: com mais espaço se torna mais fácil criar personalização no imóvel, seja de forma definitiva ou transitória, principalmente quando se trata de reformas.
Quais são as desvantagens de morar em uma casa?
Apesar dos benefícios, as casas também oferecem suas desvantagens:
- Maior custo com manutenção: as casas exigem mais tempo e custo com manutenção, uma vez que, além do espaço interno, a área externa também precisa de cuidados constantes. Isso leva tempo e consome dinheiro;
- Segurança: quando comparamos o teor de segurança das casas com os condomínios de apartamentos, verificamos que morar em uma casa é mais inseguro devido à maior exposição da edificação e do isolamento em relação às demais pessoas no entorno.
O contato com vizinhos em condomínios de apartamentos cria uma sensação de proteção e proximidade.
Casa em condomínio é uma boa opção?
A opção por condomínios de casas está se tornando cada dia mais comum por pessoas que buscam mais segurança e comodidades.
Isso é relevante principalmente nos grandes centros urbanos, com trânsito difícil e outras dificuldades que roubam o tempo e o sossego das pessoas.
Além disso, as pessoas procuram mais praticidade em suas rotinas agitadas e repletas de demandas. Por isso, a busca por qualidade de vida faz com que esse tipo de moradia ofereça mais tranquilidade.
O convívio social é outro ponto bastante importante para a maioria das pessoas que optam por casas em condomínios. Nos espaços comuns é possível encontrar mais gente e interagir nas áreas de lazer e convivência.
Esses espaços normalmente incluem piscinas, academias, áreas verdes, churrasqueiras, salões de festas, brinquedoteca e outros refúgios bem cuidados para que os moradores desfrutem e relaxem sem precisar sair de casa.
Comprar apartamento: vantagens e desvantagens
A aquisição de um apartamento também tem suas vantagens e desvantagens. Entenda quais são elas:
Vantagens do apartamento:
- Mais segurança: apartamentos contam com um isolamento maior em relação ao entorno. Além disso, possuem sistemas de vigilância, portaria, controle de acesso à entrada e outros sistemas de proteção;
- Manutenção: as áreas comuns recebem manutenção administrada pelo síndico, como fornecimento de água, energia, gás e cuidados diários com as áreas comuns;
- Localização: condomínios bem equipados normalmente se localizam em regiões nobres e privilegiadas, no centro da cidade ou com fácil acesso à região central;
- Comodidades: as áreas comuns geralmente oferecem piscina, salão de festas, churrasqueira, playground, espaço gourmet e muitas outras, dependendo do porte do condomínio.
Desvantagens:
- Regras condominiais: existem regras para garantir convivência pacífica e uma certa organização, que podem não agradar a todos os condôminos;
- Espaço: se comparados às casas, os apartamentos, ainda que sejam grandes, não comportam o mesmo espaço que uma casa;
- Custos com contas e manutenção: os proprietários das unidades devem arcar com os custos de condomínio, taxas e impostos, enquanto o imóvel não está alugado;
- Vizinhança: barulhos de vizinhos podem incomodar mais, já que a proximidade é maior, ainda que existam regras de respeito ao sossego garantidas a todos os moradores.
Portanto, antes de tomar a decisão de comprar um apartamento para investir, é importante colocar na balança todos os fatores, acima descritos, e ponderar sobre o que pode ser mais atrativo para investir.
Afinal, apartamento é melhor que casa?
Apartamento pode ser melhor que casa quando se pensa em custo e tempo para manter toda a área interna e externa de uma casa. Nos apartamentos, o trabalho externo é todo realizado pelo condomínio.
Os gastos com reformas são baixos ou inexistentes, em comparação com a casa.
Além disso, os espaços já são entregues prontos para o morador se mudar e desfrutar de privacidade na unidade e convivência nas áreas comuns de lazer.
Investidores que desejam ter rentabilidade mais rapidamente devem considerar que a procura de apartamentos por locatários costuma ser maior em cidades grandes. O motivo é a priorização da segurança.
Portanto, nesse sentido, apartamento também é melhor que uma casa.
Quais são as vantagens de morar em um condomínio em comparação a uma casa?
As vantagens de morar em condomínios quando comparadas a uma casa dependem muito do perfil do morador.
Vale a pena morar em um apartamento?
Pessoas com um estilo de vida frenético, que trabalham muito, geralmente preferem apartamentos com boa infraestrutura em condomínios.
O objetivo desse público é ter a mínima preocupação com manutenção para garantir mais qualidade de vida e praticidade no dia a dia, além de segurança 24 horas.
Portanto, para esse perfil de público vale muito mais a pena morar em apartamento.
Casa ou apartamento: qual é melhor para investir?
Quando se trata de investimento em imóveis, essa é a primeira dúvida de todo investidor: casa ou apartamento.
Mas, antes de qualquer coisa, é importante entender que o imóvel ideal depende de muitas variáveis, como perfil de quem vai morar, condições financeiras, localização, tamanho da cidade e diversos outros pontos.
O que é mais valorizado, casa ou apartamento?
A atribuição de valor a um imóvel é feita de acordo com diversos fatores como, mercado e localização.
Qual é a melhor opção para gerar renda com aluguel, imóveis comerciais ou residenciais?
Quando o assunto é rentabilidade com aluguel, é essencial avaliar qual é a melhor escolha e, nesse sentido, os imóveis comerciais costumam oferecer um retorno potencial mais alto se comparados a residências.
O retorno anual de um imóvel residencial fica em torno de 4% a 6% sobre o valor do imóvel, enquanto os comerciais chegam a render de 6% a 12% ao ano.
Em muitos casos, essa diferença se dá em razão dos valores de aluguéis de imóveis comerciais, que são mais altos, com contratos de longo prazo. Isso assegura mais estabilidade em termos de receita.
Leia também: Imóveis Residenciais ou Comerciais: Qual é o Melhor Investimento para Locação?
Comprar um apartamento é um bom investimento?
Ao investir em um apartamento para revender ou alugar, você pode ter diversos benefícios, que incluem:
- Renda passiva: obtenção de renda com aluguéis ou revenda depois de um período de valorização;
- Valorização: ao longo do tempo, imóveis tendem a valorizar com o crescimento da infraestrutura em seu entorno e outras mudanças que afetam seu valor de mercado;
- Construção de patrimônio: imóveis constituem bens de elevado valor, que funcionam como parte importante dos seus investimentos;
- Antídoto contra os efeitos da inflação: ao adquirir um imóvel você consegue proteger o seu patrimônio contra a inflação.
Além de tudo isso, ter um apartamento investido é a garantia de mais uma possibilidade de moradia, caso você perceba alguma conveniência nisso.
Leia também: Comprar imóvel ou investir? Onde aplicar meu dinheiro?
É vantajoso comprar um apartamento na planta?
Podemos entender que sim, vale a pena adquirir o seu apartamento na planta, dentro das condições mais favoráveis para você no momento, tendo em vista a possibilidade de ter mais flexibilidade para pagar.
Conforme vimos, tudo depende da necessidade e da disponibilidade de cada um.
Para alguns, esperar pela conclusão da obra adquirida na planta pode não ser tão interessante, dependendo da urgência para se mudar ou começar a ter um retorno sobre o investimento feito.
Para outros, essa espera é uma maneira de ganhar tempo para se programar melhor e acompanhar a obra. Nesse meio tempo, o imóvel pode valorizar, dependendo do local da construção.
De qualquer maneira, a possibilidade de comprar um apartamento novo para investir é uma conquista única.
Casa ou apartamento: Qual é a melhor escolha para você?
Por fim, essa escolha é muito pessoal e cada comprador sabe quais são seus anseios e necessidades. As variáveis que afetam essa decisão são muitas, conforme foi possível verificar ao longo do artigo.
Mas, com as principais informações em mãos, cabe a você analisar qual é o seu perfil e o perfil do público com potencial para residir no seu novo imóvel, alinhando tudo às suas condições financeiras e às suas expectativas.
Depois de decidir pelo melhor investimento, o próximo passo é escolher uma boa opção com quem entende do assunto.
Encontre o imóvel ideal para morar ou investir com a Tarjab!
Agora, que tal conhecer os empreendimentos da Tarjab juntamente com uma consultoria especializada para te ajudar a escolher a melhor alternativa para o seu investimento?
Perguntas Frequentes
O que é mais barato, comprar casa ou apartamento?
Geralmente, as casas são mais caras que os apartamentos devido à área construída e o terreno, além dos custos de manutenção, reformas e segurança, que exigem mais investimentos por parte do morador.
Já os apartamentos, apresentam preços mais acessíveis, principalmente em áreas urbanas. Contudo, um ponto desfavorável pode ser o condomínio, uma vez que se trata de mais um custo fixo mensal.
Em contrapartida, esse gasto cobre as despesas de manutenção, áreas comuns e segurança.
O que é melhor, apartamento ou casa?
Geralmente, as casas contam com mais espaço interno e externo. Para quem gosta de quintais, jardins ou áreas para confraternizar, a melhor escolha pode ser mesmo por esse tipo de imóvel.
Além do espaço, o morador tem mais privacidade e liberdade para personalizar e reformar. Mas, vale a pena sempre lembrar-se do trabalho extra e dos custos que a manutenção de uma casa impõe.
Por outro lado, os apartamentos oferecem mais praticidade, segurança e muito menos trabalho e despesas com manutenção, principalmente na área externa.
Pessoas que levam um estilo de vida agitado tendem a perceber a conveniência de morar em um apartamento.
Isso sem falar nas áreas comuns oferecidas pelos condomínios, como academias, piscinas, salões de festas e muitas outras que são verdadeiros atrativos para quem prefere mais comodidade e conveniência.
Qual é o mais seguro: casa ou apartamento?
Os apartamentos oferecem mais segurança devido à presença de câmeras de vigilância, portarias, controle de acesso e outros mecanismos que produzem uma sensação de segurança mais efetiva.
Além do mais, em apartamentos, a proximidade com vizinhos melhora a condição de proteção mútua e de segurança.
Nas casas, principalmente em bairros afastados ou sem infraestrutura adequada de segurança, a vulnerabilidade se torna bem maior.
Contudo, esse problema pode ser minimizado por meio da opção por condomínios fechados ou a adesão a sistemas de segurança.
Qual o melhor tipo de imóvel para alugar como investimento?
Sendo assim, na hora de decidir sobre a compra de casa ou apartamento é importante levar em conta o perfil do futuro morador dentro do mercado em que o imóvel se localiza.
Um apartamento pode ser a melhor escolha em cidades maiores, onde as pessoas levam uma vida atribulada, precisam otimizar o tempo e facilitar os afazeres domésticos.
Já uma casa é interessante para famílias mais numerosas, que precisam de mais espaço e gostam de permanecer o máximo de tempo reunidas no aconchego do lar.
Por isso, antes de fazer a sua escolha, procure alinhar todos esses pontos, juntamente com o orçamento e as expectativas.
Imóveis ainda são um bom investimento em 2025?
Sim, o setor imobiliário se destaca como um pilar da economia, por isso, investir em imóveis em 2025 pode ser uma boa iniciativa, ainda que os desafios do atual cenário persistam.