Contato via e-mail

Cancelar

Investir em imóvel ou renda fixa: qual a melhor opção?

Para realizar um investimento é preciso analisar uma diversidade de fatores, como a economia do país, a sua rentabilidade e os riscos e custos que envolvem.

Uma grande dúvida que surge aos investidores está entre investir em imóvel ou renda fixa.

Ambas as opções são pertinentes, porém para descobrir qual é a melhor de acordo com o tipo de investimento que deseja fazer, é necessário conhecer mais sobre ambas as opções.

Investir em imóvel ou renda fixa

Neste artigo você irá entender mais sobre investimento em imóveis e renda fixa.

Vamos lá?!

Investimento em imóvel

Qualquer tipo de investimento é uma decisão muito importante, por isso, a realização de uma ação deve ser feita com muito planejamento e total dedicação, principalmente, quando se trata de investimento em imóvel no Brasil.

De acordo com o levantamento global realizado em 54 países pelo Banco de Compensações Internacionais (BID), instituição que funciona como o banco central dos bancos centrais, entre 2008 e 2012, o mercado imobiliário apresentou uma considerável alta de oferta de valores e de financiamentos ficando acima dos 20%.

A valorização imobiliária no Brasil foi de 121% nos cinco anos consecutivos ao período pós-crise de 2008. Desse modo, o mercado estava bastante aquecido, porém a dúvida sobre ser ou não uma boa opção para investir ainda permaneceu.

Nos dias atuais é possível observar certa desaceleração no mercado imobiliário, isso se dá devido aos preços altos e uma menor procura, por isso investir em imóveis é extremamente possível. Porém, é preciso que haja muita dedicação e pesquisa.

É possível encontrar imóveis com bons preços além de condições de pagamentos favoráveis, porém é preciso lembrar que investir em imóveis requer um certo trabalho indo desde o fechamento do negócio, até as confirmações de documentação e da situação do imóvel.

Quando o imóvel é adquirido para locação, por exemplo, existem determinados custos de adaptação e valores que devem ser pagos aos serviços da imobiliária ou construtora.

Dessa forma, é necessário levar em consideração todos os custos empregados no imóvel. É importante lembrar que o retorno pode ser imediato, porém nem sempre é garantido.

Conheça as vantagens de se investir em imóveis

Existem grandes vantagens de se investir em imóveis, uma das principais é a segurança. Por se tratar de um patrimônio físico, o imóvel não pode ser confiscado, ao contrário de outros tipos de investimentos.

Imóveis, sejam eles comerciais ou residenciais, presentes em uma localização privilegiada, a renda é quase certa, além de ser vitalícia.

Outra grande vantagem do investimento em imóveis é que mesmo em tempos de crise, eles não se desvalorizam quando comparados aos outros tipos de investimentos.

Assim, é possível considerá-los investimentos atraentes e que representam diversificação na sua carteira de investimentos.

Investir em imóveis também é ter a certeza de que vão acompanhar os valores da inflação, assim, são ajustados de acordo com as mudanças que ocorrem no cenário. É importante lembrar ainda que bens imobiliários não perdem o valor mesmo com o passar dos anos.

3 vantagens principais

Segurança é uma das principais vantagens já que é realizado o registro em cartório e isso significa que as chances de perder o imóvel são mínimas, sendo assim, só será confiscado em casos de inadimplência de impostos. Definições judiciais ou ações judiciais dificilmente irão tirar o bem da posse do investidor.

É importante lembrar ainda que os contratos de locação preveem multas aos casos em que o inquilino solicita o distrato antes do prazo de 30 meses.

Além da segurança, outra grande vantagem no investimento de imóvel está nas formas de ganhos, pois além da valorização do terreno ou prédio, o aluguel é uma perfeita alternativa para aumentar o retorno, obtendo ainda ganhos de capital por meio do imóvel.

Outro benefício presente no investimento é a diversidade que pode se ter nos tipos de imóveis, pois além dos residenciais, é possível obter salas comerciais, terrenos, galpões, hotéis e outros.

Desse modo, é possível diversificar os tipos de edificações em sua carteira, diminuindo os riscos.

Entenda sobre renda fixa

Aplicações em renda fixa são investimentos onde o rendimento é determinado no momento da compra do título.

Nesse caso, a rentabilidade é previsível e ocorre de acordo com o índice de referência da grande maioria das aplicações de renda fixa o CDI.

Existem vários tipos de investimentos que se enquadram nessa categoria e alguns dos mais conhecidos são: CDB, poupança, Tesouro Direto, LCI e LCA, CRI e CRA, etc.

Esses títulos podem ser emitidos por instituições financeiras privadas (bancos e empresas) ou públicas (governo).

Em comparação com os investimentos imobiliários é possível dizer que eles possuem características de renda fixa.

Quando os imóveis são alugados geram rendimentos que remuneram o investidor de acordo com a disponibilidade do recurso.

Assim, o imóvel possui uma regularidade de pagamento que pode ser corrigido todos os anos por meio do índice que se assemelha a renda fixa.

É importante lembrar que não há previsões sobre a valorização do imóvel, já que o valor venal varia de acordo com o tempo devido as variáveis que ocorrem como: ciclo econômico, taxa de juros e variáveis únicas do imóvel como liquidez e obsolescência.

É possível encontrar vantagens nos investimentos de imóveis e renda fixa, pois os lucros podem ocorrer quando o negócio é realizado de maneira correta e de acordo com as normas exigidas.

Para isso, é preciso observar o atual cenário econômico descobrindo se há ou não benefícios em investir em determinado momento.

O principal é procurar por empresas sérias e que atuam prezando pelo profissionalismo, assim, não haverá margens para prejuízos posteriores.

E para você, qual a melhor opção: investir em imóvel ou renda fixa? Deixe seus comentários abaixo e aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades.

Se curtiu, compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas que tem essa dúvida.

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail