Contato via e-mail

Cancelar

Conheça o estudo de viabilidade econômica e financeira de um hotel

O estudo de viabilidade econômica e financeira de um hotel é um tema tratado com frequência em todo o mundo corporativo e dos negócios.

Sabemos que se trata de um assunto muito importante para quem está pensando em realizar algum tipo de investimento no segmento em questão, porém muitos não sabem como realizar tal estudo.

Pensando nisso, este artigo irá te mostrar a importância, quais as etapas e os principais indicadores que precisam ser analisados para entender a fundo a viabilidade econômica e financeira de um hotel.

Vamos lá?!

O que é o estudo de viabilidade econômica e financeira?

Analisar a viabilidade econômica e financeira de um investimento é essencial para ter a certeza de que se trata ou não de um negócio viável.

Trata-se de uma compreensão que se refere aos comparativos de retornos que podem ser obtidos com os investimentos demandados para decidir se o investimento será algo lucrativo ou não.

Para que isso seja possível, é preciso analisar de maneira profunda o negócio e isso é utilizado principalmente em abertura de empresas, além de expansão e até mesmo a possibilidade de investir em outras organizações.

Um grande benefício do estudo de viabilidade econômica e financeira é a possibilidade de trazer a visualização do negócio integralmente através de números e projeções. Com o estudo, é possível obter premissas, além de taxas como: crescimento, retornos, custos e claro, investimentos.

Analisar indicadores é fundamental para determinar suas vantagens e se há a possibilidade de aplicações, verificando se os resultados atendem tudo aquilo que o cliente imaginou.

Estudo de viabilidade para hotel

Conhecer o estudo de viabilidade econômica e financeira para investimentos como hotéis é importante.

Em 2015, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) realizou a Deliberação n° 734 que estabelece critérios para ofertas públicas de empreendimentos hoteleiros que são estruturados por meio do mercado imobiliário.

Entre os critérios exigidos está a obrigatoriedade da realização do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira para hotéis com a finalidade de obter a dispensa.

O estudo precisa ser elaborado por um representante ou pela organização independente. É preciso que haja experiência e que seja realizado de maneira qualificada. Com isso, é possível obter resultados positivos em informações importantes, como:

  • Macroeconomia – Tendências e perspectivas;
  • Análise do segmento hoteleiro de acordo com o segmento e sua evolução;
  • Localização geográfica e do entorno do empreendimento;
  • Análise de competitividade, assim como inserção do investimento no mercado;
  • Valor estimado sobre os custos com construção, montagem, equipamentos, etc.;
  • Projeção de receitas, despesas e resultados de um determinado período;
  • Taxa interna de retorno (TIR) do empreendimento em um período de dez anos, entre outros.

A CVM ainda deliberou em 2016 a obrigatoriedade da atualização anual do laudo e da divulgação do Estudo de Viabilidade no site do empreendimento.

Por que fazer o estudo de viabilidade econômica e financeira de um hotel?

Analisar a viabilidade econômica e financeira de um hotel é importante para que haja a medição do investimento e quanto de retorno ele trará ou não ao investidor.

Com isso, é possível que haja a eliminação de projetos que não valem a pena o investimento, direcionando assim, todo o esforço e dinheiro para projetos que podem ser mais promissores, vendo claro, se há capital para investir em apenas um.

Para realizar o estudo é necessário seguir algumas etapas importantes:

Projeção de receitas

Projetar receitas é essencial para identificar qual a capacidade de gerar dinheiro para quem irá investir. Essa projeção precisa seguir premissas fundamentais como o conhecimento do mercado para que assim seja evitado a projeção de números impossíveis de ser atingidos.

Outra grande importância da projeção de receitas é sua capacidade de gerar receitas, ou seja, é preciso começar a projeção com números que de fato existam, como 50% da capacidade e muitas vezes, até menos. Isso, vai depender do mercado e de quais investimentos serão feitos.

É preciso ainda projetar o crescimento para as receitas, assim é possível a projeção de custos, despesas e investimentos, já que eles, assim como a receita, dificilmente irão permanecer no mesmo patamar.

Projeção de custos, despesas e investimentos

Assim como a etapa anterior, a projeção de custos, despesas e investimentos para o estudo de viabilidade econômica e financeira de um hotel precisa seguir algumas asserções. Uma das principais é o fato de que os custos existem, além das despesas e investimentos que justificam a projeção das receitas.

Um bom exemplo é quando há a projeção da abertura de uma indústria de porte pequeno, assim, a projeção das vendas depende estritamente da capacidade que a empresa tem para a produção. É preciso lembrar assim da necessidade da existência de investimentos como máquinas e custos de produção no geral.

Fluxos de caixa

Projetar os fluxos de caixa é algo que precisa ser realizado de maneira dinâmica quando o dinheiro entra e sai da empresa diariamente.

É um instrumento fundamental e necessário para a realização da gestão financeira de uma organização. Esse fluxo será obtido por meio da diferença entre as projeções das receitas e também das despesas.

Análise de indicadores

Após a realização de todas as etapas anteriores, é preciso que seja feita a análise dos indicadores.

É importante lembrar que existem uma série de indicadores que analisam a viabilidade econômica e financeira de um projeto como hotéis.

Entretanto, há três que são de suma importância: Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback. Entenda cada um deles:

Valor Presente Líquido (VPL)

Também conhecido como o valor atual líquido ou método do valor atual, trata-se da fórmula econômico-financeira que determina o valor presente de pagamentos que serão realizados no futuro.

Com isso, é descontado a taxa de juros apropriada, menos o custo realizado no investimento inicial.

Taxa Interna de Retorno (TIR)

A Taxa Interna de Rentabilidade ou Taxa Interna de Retorno realiza o desconto de maneira hipotética que, assim que aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas que foram obtidos ao valor presente seja igual aos valores tidos com os retornos de investimento, trazidos também ao valor presente.

Payback

Período em que os resultados líquidos se acumulam da operação do empreendimento equivalente ao investimento.

Nessa etapa o investidor irá descobrir se o seu investimento deve ou não ser realizado, já que a análise identifica a viabilidade, assim como a expectativa de lucro, além do tempo que será necessário para que todo o capital investido possa ser recuperado.

Entre as citadas, há outras fases essenciais e de total importância para um estudo de viabilidade econômica e financeira de um hotel como a Taxa Mínima de Atratividade (TMA).

Esta é = uma taxa de juros que representa o mínimo onde o investidor propõe ganhar quando realiza um investimento ou o máximo em que uma pessoa se propõe a pagar quando realiza um financiamento.

Todas as etapas são essenciais para que o investidor tenha projeções do retorno que terá com o seu investimento, para que assim, não haja a possibilidade de prejuízos ou transtornos posteriores.

E você, o que achou do conteúdo? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite também para assinar nossa newsletter e receber no seu email todo o conteúdo do nosso blog.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail