Entenda o que é INCC e como é calculado

Para cada categoria de financiamento, há diferentes taxas, impostos incidentes e juros no que se refere a operação. Quando se […]

Por Tarjab
Em 16 de janeiro de 2020

Para cada categoria de financiamento, há diferentes taxas, impostos incidentes e juros no que se refere a operação. Quando se trata da construção civil, um dos índices de maior importância é o INCC ou Índice Nacional de Custo de Construção.

O INCC se define de maneira mensal pela Fundação Getúlio Vargas, aferindo-se ao aumento dos custos de insumos que se empregam as construções habitacionais que são financiadas.

Esse índice está entre os três componentes do Índice Geral de Preços (IGP), sendo assim, correspondem a 10% de sua composição.

O índice foi o primeiro que oficialmente fez parte dos custos da construção civil no Brasil, assim, aos poucos foi se tornando o principal indicador de custos na área em questão no país.

O principal objetivo do INCC é prover uma estatística de caráter contínuo, sendo este o índice acumulado que se mede de maneira mensal entre o primeiro e o último dia de cada mês civil.

O que é INCC e seu surgimento

O Índice Nacional de Custo de Construção teve sua primeira menção por meio de um índice que tinha como função avaliar o custo e variação de uma construção e era conhecido como ICC – índice de Custo da Construção.

Sua divulgação foi feita na década de 1950, com abrangência na cidade do Rio de Janeiro.

Alguns anos mais tarde, o órgão responsável por tal referência era o IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), passando então a acompanhar os gastos com construções realizadas em outras cidades também.

A medida em que as inovações chegavam nas construções, notou-se a necessidade da realização da incorporação de mais especialidades na mão de obra e nos produtos no ICC.

Assim, no ano de 1985, integrou-se o cálculo do índice Geral de Preços (IGP) e assim, o ICC tornou-se INCC.

INCC: divisão entre três modalidades

Esta taxa é divulgada em três modalidade de extrema importância, sendo elas:

INCC-DI (Índice Nacional de Custo de Construção – Disponibilidade Interna)

Esta modalidade se refere à evolução dos custos presentes na construção civil em um período que abrange o primeiro e o último dia do mês de referência. Sua composição está em 10% do IGPI – DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna).

INCC-10 (Índice Nacional de Custo de Construção – 10)

a modalidade em questão corresponde ao cálculo referente a evolução dos custos presentes na construção civil. O índice é compreendido entre os dias onze do mês anterior e dez do mês de referência. Compõe 10% do índice IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10).

INCC-M (Índice Nacional de Custo de Construção – Mercado)

Extremamente importante, o índice em questão envolve o cálculo da evolução dos custos da construção civil entre os dia 21 do mês anterior e vinte do mês no qual se refere. Sua composição é de 10% do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).

Como o índice é calculado?

O índice nacional é constituído de acordo com a média considerada à partir dos dados que se coletam nas sete cidades que são analisadas, combinando o sistema de preços com o sistema de pesos.

De modo geral, o INCC considera todos os valores materiais, sendo eles: equipamentos, serviços e mão de obra. Com isso, o custo dos materiais se divide em três grupos:

  • Estruturais;
  • Instalações;
  • Acabamentos.

A Fundação Getúlio Vargas obtém os dados por meio de orçamentos analíticos de organizações que atuam com engenharia civil.

A influência do INCC na parcela cobrada

Ao decidir financiar um negócio ainda na planta, não cobra-se apenas um apartamento, mas também, a construção do empreendimento em questão.

Essa obra está sujeita a mudanças nos custos dos materiais que serão utilizados e, assim, o INCC é utilizado para que haja o devido reajuste do saldo devedor no decorrer dessa fase.

Para que seja melhor exemplificado, é necessário pensar como a construção de uma casa, por exemplo.

Antes mesmo da obra se iniciar, é necessário realizar o orçamento para ter uma previsão do quanto será gasto com os materiais, além dos equipamentos utilizados e claro, a mão de obra.

Conforme a obra ocorre acontecem variações no custo fazendo com que haja a necessidade de um complemento para que a obra seja finalizada.

Com o INCC ocorre da mesma maneira. Sua principal finalidade é de reajustar o saldo devedor ao longo do período da construção civil do imóvel.

O que deve ser observado no índice?

Há uma série de dúvidas no que se refere ao INCC e algumas, precisam estar claras para que não haja nenhum tipo de transtorno posterior.

Primeiramente, é preciso ter a ciência de que o índice em questão é realizado sobre as chaves, sendo assim, vai além dos balões e valores que são importantes dentro de um projeto imobiliário.

Este índice é cobrado até o final da obra, sendo finalizado juntamente com a quitação do imóvel. É de suma importância que o valor só passe a ser cobrado com o imóvel já na planta.

Um outro ponto muito importante está nos juros, já que não pode ser cobrado.

Entretanto, é preciso saber que compete ao reajuste, assim, será feito de acordo com o saldo devedor e não, ao que se refere ao valor total do imóvel, seja ele casa ou apartamento.

Antes de mais nada, é importante que haja uma análise completa do imóvel junto com um planejamento de qualidade.

Para que todos os aspectos do INCC estejam de acordo com o que prevê é necessário observar pontos extremamente importantes e que precisam ser levados em consideração, como por exemplo, VGV (Valor Geral de Vendas), o Habite-se e a Incorporação Imobiliária.

INCC e suas vantagens

Por construtoras, é possível observar uma série de vantagens presentes no INCC. Ao que se refere a saúde financeira das empresas do segmento em questão, é preciso que tudo seja manejado por alguém responsável pelas contas.

O profissional precisa saber lidar com gastos, receitas e todo o orçamento.

Uma das principais vantagens das construtoras que atuam com o INCC na cobrança das parcelas dos seus projetos está na manutenção do poder de compra vindo desde o valor que está acertado com o seu cliente.

O índice é usado para a proteção dos valores no momento do financiamento de imóveis ainda na planta, estando diretamente ligados à construtora para evitar inflação nos preços de insumos no ramo da Construção Civil que pode ocorrer no momento da realização da obra.

O INCC ainda colabora com a reflexão dos aumentos mais sensíveis que impactam somente na construção civil como os reajustes salariais que ocorrem no setor.

Entretanto, esses efeitos só podem ser apagados após dois meses, já que a parcela paga em um mês é ajustada de acordo com o índice de dois meses anteriores.

Para que tudo ocorra como planejado, é imprescindível procurar por construtoras sérias e que atuam com profissionalismo, entregando o melhor aos seus clientes desde o início de um projeto.

Conseguiu entender o que é INCC? Deixe seus comentários abaixo e assine nossa newsletter para saber das novidades do mercado imobiliário.

4 thoughts on “Entenda o que é INCC e como é calculado

  1. Parabéns pelo conteúdo! interessante pensar nos motivos que fazem o INCC subir, como a crise sanitária causada pelo COVID-19, que fez o INCC bater recordes em 2021, uma vez que desbalanceou a oferta de materiais e serviços para a construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.