Empreender é o sonho de muitos e a busca por um projeto qualificado capaz de proporcionar retornos lucrativos é fundamental para um negócio de sucesso.
No caso de investimentos em redes hoteleiras, é preciso que todos os aspectos sejam reconhecidos e a administração deve estar atenta a todas as tarifas e taxas presentes para que tudo saia como planejado.
Uma das taxas de maior importância neste segmento é a taxa de ocupação hoteleira. Quer saber do que se trata? Acompanhe esse artigo e entenda mais!
Taxa de ocupação hoteleira: entenda a sua importância
Antes de entender a importância da taxa de ocupação hoteleira, você precisa saber do que ela se trata.
A taxa de ocupação hoteleira é o percentual baseado no número de quartos ocupados. Tal porcentagem varia de acordo com o dia, semana, mês e até mesmo a longo prazo, como anualmente, por exemplo.
É preciso lembrar que essa taxa irá se diferenciar de acordo com o período de tempo que será considerado.
Para exemplificar, pense que se a média de ocupação hoteleira estiver próxima a 100% aos sábados, poderá estar perto de 30% nos dias da semana, como a terça-feira, por exemplo.
Como é realizado o cálculo da taxa de ocupação hoteleira?
Para que o cálculo referente a taxa de ocupação hoteleira seja realizado de maneira correta, é preciso saber o número de quartos e quantos deles estão reservados. Se houver 100 quartos e 40 deles estiverem ocupados, então a taxa de ocupação é de 30%.
Este cálculo é simples, porém números quebrados também são comuns, com números de quartos como 118 ou 353. Nesses casos, para contabilizar a taxa é preciso realizar uma fórmula simples.
Para obter a taxa de ocupação hoteleira, é preciso dividir o número de quartos reservados pelo número total de quartos do hotel. Exemplo:
Caso haja o número total de 353 quartos e 212 deles estiverem reservados, o valor em percentual obtido para a taxa de ocupação é de 60%.
Com isso, é possível ter uma noção dos níveis de ocupação do local levando em consideração os dias da semana, além de épocas específicas em que o hotel conta com um número maior de reservas.
Quando uma taxa de ocupação hoteleira é considerada boa?
Há muitos pontos que devem ser observados no momento de calcular a taxa de ocupação hoteleira. Uma boa taxa de ocupação depende de fatores importantes como: o tipo de hotel, onde está localizado e qual será a experiência do hóspede.
De maneira geral é possível supor que quanto maior for a taxa, melhor será o resultado, porém é preciso reservar todos os quartos durante todos os dias da semana e a todo momento.
Mas não é uma expectativa realista, já que é normal que haja quartos vazios principalmente durante os dias da semana.
É importante lembrar que há épocas durante o ano em que o movimento diminui e consequentemente, a taxa de ocupação também.
Locais de praia, por exemplo, durante o inverno a movimentação é menor, sendo assim, se o seu hotel estiver localizados nessas regiões, a taxa será menor.
Comparações devem ser realizadas?
Todos os segmentos possuem concorrentes e no mercado hoteleiro, isso não é diferente. Sendo assim, a realização de comparações com hotéis localizados na região pode ser extremamente benéfica para obter melhores resultados.
Isto ajuda na obtenção de indicadores que se referem a competitividade da taxa de ocupação hoteleira.
Um hotel novo localizado em uma região privilegiada terá por diversas vezes uma taxa de ocupação elevada, porém é preciso levar em consideração os preços e como os clientes são tratados.
Outros pontos também são importantes para a definição da taxa de ocupação em hotéis como o preço, limpeza e organização dos quartos, assim como a disponibilidade das acomodações.
Como melhorar a taxa de ocupação de um hotel?
Qual empreendedor de redes hoteleiras não sonha com um hotel sempre cheio e com todos os quartos ocupados?
Uma alta taxa de ocupação hoteleira significa sucesso nos negócios, porém para isso acontecer é necessário algumas dicas como:
Realize promoções
Não somente no segmento hoteleiro, mas em qualquer setor, realizar promoções é uma ótima maneira de chamar o público, por isso, estar ligado aos preços oferecidos pela concorrência oferecendo um serviço de qualidade e acomodações de primeira é essencial para obter resultados.
Pacotes e promoções por preços competitivos é importante, porém é preciso pensar que o hotel precisa se manter confortável, por isso, os valores devem ser relevantes para o público, mas também para o negócio.
Priorize os mercados certos
Utilizar estratégias de marketing é uma ótima maneira de obter resultados, porém é importante lembrar que quando a taxa de ocupação é menor do que a da concorrência, é possível que as estratégias estejam sendo feitas para o público errado.
O negócio precisa ser direcionado para as pessoas certas e que serão mais propensas a se hospedar nele. É preciso pensar no público em que o hotel mais atende, seja viajantes, casais ou famílias.
Conhecer o mercado é fundamental para que todos os esforços sejam realizados de maneira correta e a taxa de ocupação hoteleira aumente.
Faça parcerias
Quando as pessoas estão em busca de imóveis ou desejam conhecer determinadas cidades, elas precisam de um tempo no local para conhecer melhor.
Por isso, realizar parcerias com corretores de imóveis é uma ótima maneira de conseguir hóspedes aumentando a taxa de ocupação do seu hotel.
Quando há uma boa relação com os agentes imobiliários, é possível que eles recomendem o hotel para os seus clientes, ajudando com o aumento na taxa já que auxilia na obtenção de novos hóspedes.
Muitas vezes pode ser desanimador perceber que a taxa de ocupação hoteleira não está como deveria, porém isso pode mudar com organização e seguindo as dicas.
Com o aumento na taxa de ocupação, consequentemente haverá mais pessoas hospedadas no hotel. Além disso, um bom atendimento também proporciona a famosa propaganda “boca a boca”.
Entender a importância da taxa de ocupação hoteleira é fundamental para um negócio de sucesso e claro, para a obtenção de lucros.