Pool hoteleiro: o que é e como funciona?

O pool hoteleiro é um conceito dentro do investimento em hotel que tem atraído cada vez mais pessoas. Se você […]

Por Tarjab
Em 2 de abril de 2020

O pool hoteleiro é um conceito dentro do investimento em hotel que tem atraído cada vez mais pessoas.

Se você ainda não o conhece, acompanhe esse artigo e ao final você entenderá o porquê do pool hoteleiro ser uma boa opção de investimento.

Acompanhe!

O que é pool hoteleiro?

O pool hoteleiro é uma organização que faz a exploração de serviços em condomínios de hotéis.

A empresa oferece funções de hospedagens afins aos seus clientes fazendo o uso de apartamentos assim como áreas comuns dos seus integrantes.

Esse tipo de investimento proporciona aos seus proprietários uma unidade única do imóvel, seja ela flat ou apartamento transferindo a gestão a uma administradora hoteleira.

Tal transferência de administração inclui a unidade imobiliária, além das áreas e bens comuns do condomínio, como: mobiliário, instalações e decoração, além de utensílios e equipamentos.

O principal objetivo do pool hoteleiro é explorar o segmento das unidades imobiliárias fazendo com que as áreas comuns estejam inclusas no serviço.

A finalidade do pool hoteleiro é, como o próprio nome indica, a exploração hoteleira dessas unidades imobiliárias, incluindo as suas áreas comuns.

Como o pool hoteleiro funciona?

O investimento passa a valer a partir do momento em que o proprietário do imóvel efetua um contrato com a organização responsável pela administração do hotel através de uma Sociedade em Conta de Participação ou SCP.

Dentro dessa sociedade, a administração é a sócia ostensiva e o proprietário, podendo ser o sócio participante pessoa física ou jurídica.

O contrato precisa contar com informações detalhadas das obrigações e direitos de cada uma das partes.

Além disso, é importante constar as especificações dos valores que forem pagos a título de fundo de reserva e também as taxas de administração e condominial.

Vale lembrar que a administradora é a única responsável pela gestão do pool hoteleiro. Assim, ao final de cada mês se realiza um balanço com todas as receitas e despesas do condomínio.

Após isso ser realizado é descontada a taxa de administração e o fundo de reserva.

O saldo é dividido em partes iguais entre os sócios e os participantes, fazendo com que tudo esteja dentro das regras e possa ser realizado sem que haja nenhum tipo de prejuízo posterior para alguma das partes.

E a taxa condominial?

A taxa condominial é uma questão importante para quem está pensando em realizar o investimento em questão, pois o valor é arcado pelo proprietário do imóvel.

Entretanto, ficam isentos de assumir qualquer responsabilidade na administração do seu bem.

Os proprietários podem ainda formar um Conselho e fiscalizar os serviços prestados pela sócia ostensiva, solicitando esclarecimentos sempre que achar conveniente.

Vale ressaltar que o sócio participante pode também utilizar a sua unidade, como reserva para amigos ou familiares desde que tudo isso fique previamente combinado juntamente a administradora. O custo do período utilizado nesses casos é abatido ao resultado mensal.

Entenda as vantagens do pool hoteleiro

Contar com a rentabilidade de um hotel é uma das grandes vantagens para quem investe em pool hoteleiro e isso ocorre sem que haja a necessidade de gerir uma organização.

Tudo isso, por conta da possibilidade do proprietário de não assumir qualquer tipo de responsabilidade na prospecção dos hóspedes, assim como com os encargos referentes a conservação do bem.

É fundamental lembrar ainda que os sócios participantes recebem o mesmo valor todos os meses mesmo que o seu imóvel tenha sido alugado com menos frequência, por isso, a rentabilidade é garantida.

Um acréscimo disso é o fato de que a hospedagem oferecida não sofre qualquer tipo de restrição legal da Lei de Inquilinato, assim, o proprietário não permanece preso a um locatário de forma alguma.

Outro grande benefício do pool hoteleiro é que a rentabilidade pode ser notada pelo sócio participante do investimento, pois são lançados como renda isenta na declaração do imposto de renda.

Uma grande dúvida de quem opta por esse investimento está na tributação incidente. Porém, é importante lembrar que ela só recairá sobre a operação da Sociedade em Conta de Participação (SCP).

Por isso, o pool hoteleiro apresenta uma boa maneira de investir sem que haja a necessidade de uma participação ativa ou incumbir-se de qualquer tipo de responsabilidade com o negócio.

Quais serão as suas despesas?

Uma grande preocupação entre os investidores não somente do ramo hoteleiro, mas também de qualquer outro tipo de imóvel são os possíveis gastos e o quanto isso poderá influenciar nas finanças.

Por isso, é importante ressaltar quais serão as despesas para os investidores em pool hoteleiro.

Conheça abaixo as principais despesas:

  • Taxa condominial dos apartamentos participante;
  • Despesas administrativas e bancárias;
  • Custos de comercialização;
  • Energia elétrica e água dos apartamentos;
  • Despesas com manutenção periódica dos quartos;
  • Comissões de cartão de crédito e débito;
  • Suprimentos de hóspedes e materiais de escritório.

Para que você saiba como anda o seu investimento, é necessário acompanhar os resultados por meio das decorrentes diferenças entre as receitas dos serviços que são prestados e a operação realizada neles.

E a renda do hotel?

Ao investir, é preciso saber se a renda do hotel está sendo distribuída corretamente, por isso, cada hotel possui uma conta corrente independente.

Todos os meses são emitidos os balanços de maneira detalhada com as contas de receitas, as despesas e retenção do fundo de reserva e também o pagamento da taxa de administração de quem administra o hotel.

Quando as dúvidas surgem ao que se refere a empresa administradora do pool hoteleiro, é realizado um conselho entre os Sócios-Participantes onde são atribuídas e fiscalizadas todas as ações realizadas pela administradora sempre que houver tal necessidade.

Além disso, é possível realizar sugestões e até mesmo solicitar esclarecimentos que precisam ser atendidos de maneira imediata.

Assim, todos podem solicitar informações detalhadas da bandeira hoteleira para que não haja qualquer dúvida sobre os valores apresentados.

O pool hoteleiro oferece grandes vantagens ao seu proprietário, já que oferece uma forma prática e rentável de se tornar sócio de um hotel.

Além disso, não há dificuldades de gestão de uma empresa, já que a locação é realizada por meio de uma administradora hoteleira sem a preocupação do uso, conservação e principalmente a prospecção de hóspedes para o apartamento.

E você, já conhecia esse modelo de investimento? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais.

Quer saber mais sobre hotéis e mercado imobiliário? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.