Contato via e-mail

Cancelar

Tecnologia BIM: conheça esta tendência da construção civil

Tecnologia BIM é a modelagem que se refere a todas as informações presentes em uma obra e permite a criação de plantas (documentação para execução), para uma construção inteligente e mais eficiente.

Assim, é possível inserir informações úteis como insumos, questões construtivas como espessura e até mesmo a metragem de todos os pontos presentes em tal planta, além do “como” construir determinado projeto de forma mais visual e de fácil entendimento pelo engenheiro da obra (3D).

A tecnologia vem se aperfeiçoando à medida na qual o tempo passa e hoje, vários setores da indústria dos mais diversos segmentos, utilizam ferramentas tecnológicas para agregar ainda mais valor ao seu produto e serviços.

Um dos grandes avanços tecnológicos presentes no setor da engenharia e construção civil é a tecnologia BIM. Esse conceito já é uma realidade dos profissionais desses setores em uma série de proporções e se tornou uma tendência para 2020.

Saindo um pouco do teórico e indo para a forma prática, sabemos que nenhuma obra é igual a outra, porém é preciso lembrar que existe algo em comum entre elas.

Todas utilizam uma variedade extensa de materiais, além de serviços de outras providências para que haja uma execução eficiente da obra.

Neste artigo você irá compreender mais sobre o BIM e sua importância dentro das construtoras e em seus empreendimentos.

Você irá entender ainda:

  • O que é a tecnologia BIM?
  • Softwares para BIM e suas aplicações nas novas tecnologias
  • BIM como exigência para 2021
  • Vantagens presentes na tecnologia BIM

O que é a tecnologia BIM?

BIM é a sigla para Building Information Modeling ou em tradução Modelagem da Informação da Construção.

Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento de projetos para construções que vai muito além do usual em 2D.

Atualmente temos os modelos em 3D que são mais fáceis de assimilar, representando de forma mais fiel como o projeto final será realmente executado.

Um projeto qualificado realizado com a Tecnologia BIM envolve todas as partes do planejamento presente em uma construção.

A tecnologia oferece informações completas sobre cada detalhe de uma construção e elas podem ser utilizadas por todos que estiverem participando do projeto, desde os engenheiros até aqueles que tem como responsabilidade a compra dos materiais que serão utilizados.

A utilização de software para BIM faz com que vários profissionais possam atuar ao mesmo tempo com o uso de um só arquivo, com a adição de dados que fazem parte da sua área e verificando as atualizações realizadas em tempo real através de plataformas na nuvem.

A utilização do BIM não auxilia apenas na facilidade em verificar dados como também a inclusão de dados que antes não era possível serem imputados no 2D, como por exemplo, informações de normas técnicas exigidas e fornecedores que podem atender a determinada restrição do projeto.

A tecnologia BIM é capaz ainda de garantir informações sobre os insumos utilizados além da mão de obra realizada.

Tudo isso significa que a utilização da tecnologia pode especificar parâmetros, indo além de informações como a altura, comprimento e espessura.

Além disso, proporciona informações sobre os materiais que serão utilizados, além dos seus fabricantes, quanto tudo irá custar, além de propriedades térmicas e acústicas da obra.

Além das vantagens do uso BIM 3D (geometria), nós da Tarjab estamos utilizando atualmente o BIM com o uso 4D e uso 5D.

O BIM 4D, auxiliando no planejamento da obra, uma forma mais visual de análise do previsto e realizado, comparando com o modelo 3D com o planejamento da obra. E o BIM 5D, utilizando todas as informações geométricas e de fornecedores para o orçamento da obra.

No futuro a Tarjab irá implementar o uso BIM 6D para o gerenciamento de assistência técnica e pós-obra.

Tecnologia BIM como exigência em 2021

Em maio de 2018 a tecnologia BIM entrou em vigor com o decreto nº 9.377 e se tornou parte de uma estratégia nacional que objetiva o incentivo do seu uso nacionalmente.

A partir de 2021 a modelagem 3D será exibida para o desenvolvimento de projetos dentro das construções civis.

Essa iniciativa busca aumentar em 10 vezes a implantação da tecnologia com o objetivo de que 50% do segmento passe a utilizar a tecnologia até 2024.

Vale lembrar que de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), somente 9,2% das empresas do setor utilizam a modelagem.

A Tarjab é uma delas e está implementando a tecnologia BIM em todos seus projetos desde 2018.

Softwares para BIM e suas aplicações nas novas tecnologias

Como já sabemos, o BIM se aplica para todos os profissionais que estiverem envolvidos em um projeto.

O principal objetivo da tecnologia é proporcionar informação ou modelagem da informação, por isso, qualquer aplicação realizada deve ser inserida no conceito BIM para que o seu uso seja ainda mais qualificado e para que todos tenham acesso.

3D e BIM são a mesma coisa?

É importante lembrar que o BIM é mais do que um modelo 3D.

Com ele é possível integrar informações no projeto, além de extrair dos desenhos dados próprios referentes ao modelo, gerando itens paramétricos para projetos, planejamento, orçamento e suprimentos.

E se você ainda tem dúvidas sobre suas particularidades, é justamente isso que os diferencia, levando em consideração a metodologia BIM dos programas para a realização do 3D na arquitetura, instalações e estruturas dos projetos.

As formas produzidas em aplicativos de 3D, mesmo contando com uma função fundamental, não possuem essas informações.

Atualmente, existem uma série de softwares para BIM e suas aplicações dentro das novas tecnologias.

Conheça alguns deles:

Autodesk Revit BIM

Conhecido com o principal software para BIM, o Revit, da Autodesk, é utilizado em todo mundo e sua principal função é a modelagem em 3D. Entre alguns dos seus recursos, estão:

  • Modelagem de componentes de construção;
  • Geração de documentos através de modelos;
  • Importação e exportação de dados nos principais formatos da indústria;
  • Modelo de trabalho colaborativo para acesso dos envolvidos no projeto;
  • Leitura de arquivos gerados em programas específicos de estrutura;
  • Integração com outras ferramentas como CAD e Lumion;
  • E muitos outros.

O software para BIM traz um novo raciocínio na concepção do projeto, pois já foi pensado e estruturado para o digital diferente do AutoCad, por exemplo, outra ferramenta do mercado que é mais atrelado ao desenho à mão.

Archicad

Software para BIM criado pela Graphisoft utilizado para modelar as informações presentes na construção de um projeto 3D.

O programa pode ser utilizado em todos os tipos de projetos arquitetônicos dos mais variados tamanhos.

O Archicad pode incorporar o BIMx, que é um visualizador de projetos BIM e que permite acessar o modelo virtual por meio de dispositivos móveis e computadores.

Ele ainda é capaz de promover fluxos de trabalho de colaboração aberta em suas etapas de concepção do projeto. Desse modo, o Archicad pode ser utilizado por qualquer projetista, mesmo que não utilize o programa.

Autodesk 360 BIM

Autodesk 360 BIM é uma das tecnologias que se baseiam em uma nuvem capaz de conectar informações referentes a todo o ciclo de vida de um projeto de construção.

Ele se compõe por uma diversidade de aplicativos, sendo alguns deles:

  • BIM 360 Docs (gerenciamento de documentos relevantes);
  • BIM 360 Field (permitindo a vinculação de tarefas e fichas de verificação de elementos no modelo 3D);
  • BIM 360 Glue (realizando a integração de documentos Revit, CAD e Navisworks para que todas as categorias do projeto possam visualizar);
  • Entre outros.

BIM 360 é indicado especialmente para projetos de grande porte, e principalmente, aqueles que apresentam uma maior complexidade.

Esses são apenas alguns dos softwares que contam com a tecnologia BIM.

Além deles, existem outros que estão sendo cada vez mais aplicados, facilitando todo o processo de construção de um projeto, como:

  • BIMobject;
  • Vectorworks Architect;
  • Eberick;
  • BIM X;
  • Qibuilder;
  • Free CAD;
  • Dalux BIM Viewer;
  • Tekla Model Sharing.

O BIM é uma plataforma aberta, por isso qualquer fornecedor de software para BIM é capaz de criar soluções de acordo com o seu conceito.

Isso contribui para uma oferta ampla de opções capazes de atender à todas as necessidades de um projeto. Por isso, está cada vez mais comum a aplicação de tal tecnologia dentro das construtoras.

Vantagens presentes na tecnologia BIM

A tecnologia BIM foi criada para que haja aumento na produtividade, já que com ela é possível que várias pessoas façam a edição de um projeto ao mesmo tempo.

Isso aumenta o desempenho, evitando que haja qualquer tipo de retrabalho e levando em consideração que tudo é visto em tempo real.

As construtoras que utilizam a tecnologia BIM ainda conseguem modelar objetos já englobando suas propriedades físicas.

Isso faz com que haja menos gasto de tempo em etapas que poderiam ser necessárias futuramente. Isso ocorre devido a facilidade na tomada de decisão proporcionada pela tecnologia.

Isso significa que qualquer fornecedor de software para BIM pode criar soluções que se encaixe no seu conceito, contribuindo para uma oferta ampla e capaz de atender às múltiplas necessidades presentes em cada projeto.

E, você o que achou do conteúdo? Para receber mais conteúdos como esse não deixe de assinar a nossa newsletter. Compartilhe também nas suas redes sociais.

Veja também:

Tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são pauloCanal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail