Certificação AQUA: Alta Qualidade Ambiental da Tarjab

Certificado de Processo AQUA: conheça este diferencial da Tarjab A Certificação AQUA é a garantia de que a obra leva […]

Por Tarjab
Em 24 de setembro de 2019

Certificado de Processo AQUA: conheça este diferencial da Tarjab

A Certificação AQUA é a garantia de que a obra leva em consideração todos os preceitos da sustentabilidade. Um dos compromissos da Tarjab com você!

Atualmente, com a escassez de boa parte dos nossos recursos naturais, é imprescindível ter um olhar mais atento a todas as questões ambientais que visem uma qualidade de vida melhor para todos.

Visando tais necessidades que a Fundação Vanzolini confere a Certificação AQUA – Alta Qualidade Ambiental a empresas e organizações de vários segmentos – incluindo o da construção civil.

Isto porque esta não é apenas uma preocupação de ativistas, mas também de empresários comprometidos com a vida. Preocupação com o uso consciente da água, da energia elétrica, do gás e de todas as demais atividades que necessitem extrair recursos da natureza.

Utilizar a matéria prima com respeito e sem degradar ainda mais o meio ambiente. Esta é uma preocupação da Tarjab, não porque a empresa tenha visado a Certificação Aqua, mas sim, porque quanto mais degradado o meio ambiente, menor a nossa qualidade de vida.

Tarjab foca em sustentabilidade desde 1999

Com este intuito, a Tarjab obteve a Certificação Aqua, em 2017, mas engana-se quem acha que foi fácil obter o reconhecimento. A construtora e incorporadora já demonstrou, desde os primeiros meses de atuação, uma grande preocupação com o uso consciente de recursos.

E, em 1999, lançou quatro logomarcas que relacionavam suas propostas e projetos com esta preocupação: “Qualidade Ambiental”, “Uso racional da água”, “Uso racional de energia” e “Materiais e resíduos”.

Desde então, a Tarjab não mede esforços para valorizar cada vez mais a Certificação Aqua recebida e servir de exemplo à outras empresas do mesmo ramo.

O que é a Certificação AQUA?

Correspondente à certificação francesa HQUE “Haute Qualitè Environmentale”, a Certificação Aqua significa “Alta Qualidade Ambiental”, sendo conferida pela Fundação Vanzolini.

Uma instituição privada e sem fins lucrativos criada, mantida e gerida pelo departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

A Certificação Aqua é concedida após rigorosa auditoria às empresas que seguem diretrizes sustentáveis, desde o planejamento à construção das obras.

O intuito da certificação é reconhecer as empresas que trabalham arduamente para reduzir os impactos ambientais e garantir melhores desempenhos a seus clientes.

A Certificação Aqua é, portanto, uma forma de valorizar ainda mais o investimento, uma vez que o mesmo se torna mais econômico, mais confortável e mais sustentável do ponto de vista ambiental à sociedade.

Como é o processo de avaliação para Certificação AQUA?

De forma independente e individual, as auditorias da Fundação Vanzolini atestam a conformidade do empreendimento conforme as exigências de gestão e desempenho definidas nos referenciais técnicos.

E são poucas as empresas que conseguem obter, porque o compromisso com a sustentabilidade é rigorosamente checado em várias partes de todo o projeto.

Para obter a certificação Aqua, por exemplo, a Tarjab teve que planejar e garantir em cada uma de suas obras, o total controle do desenvolvimento nas fases de pré-projeto, projeto e execução.

Em cada etapa dos projetos e diversos empreendimentos erguidos, houve uma auditoria para checagem do material e planejamento de recursos – como será detalhado logo mais abaixo.

Assim, foi necessário que as rotinas de gestão predial fossem planejadas visando os princípios de sustentabilidade e posteriormente monitoradas periodicamente. Tudo criteriosamente observado pelos técnicos responsáveis.

Assim, após as auditorias, foram constatadas que as obras atendiam aos critérios destes referenciais técnicos e alcançavam o perfil mínimo exigido. Tanto que os empreendimentos foram certificados – o que agregou valor a quem compra tanto para morar, quanto para investir.

Com o Processo AQUA-HQE a Tarjab também recebeu outros 2 certificados: um do Processo AQUATM e outro do Cerway HQETM, com todos os elementos padronizados internacionalmente, fundamentado na certificação Processo AQUATM da própria Fundação Vanzolini.

Como a Certificação AQUA impacta as obras da Tarjab?

Desde os primeiros esboços na planta do imóvel. É desta forma que a Certificação Aqua impacta, porque a Tarjab entende que sustentabilidade acompanha todo o procedimento da construção, que vai desde o planejamento na prancha, até a fase de execução.

Neste processo, devem ser atingidos três pontos de desempenho: acústico, lumínico e térmico. Toda essa preocupação garantirá que a obra seja bem executada, alicerçada nestes três aspectos, tanto do ponto de vista ambiental, como da comodidade das unidades e o bom funcionamento de suas operações.

Quando a empresa segue as diretrizes que a Certificação Aqua exige, ela também obedece a norma de desempenho NBR 15.575. Contudo, as normativas da Certificação Aqua são bem mais rigorosas e muitas empresas levam décadas para conseguir.

Quais as exigências da Certificação AQUA?

Se as obras executadas pela empresa passam a ser pensadas com foco no conforto acústico, lumínico e térmico, as exigências da Certificação Aqua visam a preocupação em torno destes três pontos.

Analisando a sustentabilidade da construção (matéria prima adequada, material usado em todos os espaços, como por exemplo, a madeira de reflorestamento), origem dos produtos, qualidade dos espaços e economia no consumo conforme o uso de cada unidade (torneiras econômicas, por exemplo).

Desta forma, tais preceitos somados a diferenciais de desempenhos que a Tarjab já utiliza, refletem em:

Iluminação e ventilação constantes em cada espaço

Os projetos de arquitetura da Tarjab e que a Certificação Aqua impacta garantem que cada espaço disposto na planta tenha uma iluminação e ventilação adequada, dispensando, em boa parte do tempo, a necessidade de manter qualquer lâmpada acesa ou mesmo acionar o ar condicionado.

Algumas esquadrias de alumínio, por exemplo, possuem vão de luz natural maior do que o tradicionalmente instalado em obras. Isso garante que muitos ambientes sejam constantemente iluminados e tenham uma circulação de ar maior.

Imagine a economia na conta de luz, só por não precisar acender a luz durante o dia ou mesmo ligar o ar condicionado?

Lâmpadas de LED

Além de explorar pontos de iluminação externa, também são utilizados recursos como as lâmpadas e luminárias de LED, que são produtos analisados pela Certificação Aqua, como alternativas que reduzem o impacto no meio ambiente.

LED significa “Light Emitting Diode” e trata-se de um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo. São “diodos emissores de luz”.

Graças a esses diodos, elas conseguem gerar o mesmo fluxo de luz de muitas lâmpadas fluorescentes e incandescentes sem utilizar reatores ou grandes potências e, portanto, refletem grande economia de energia elétrica.

Isto implica em menos recursos do condomínio utilizados, e logo, mais economia no bolso, sem contar os benefícios que traz à natureza.

Temperatura certa em qualquer momento

A especificação de materiais com carga térmica reduzida e outras medidas, como tratamento térmico da cobertura, garantem conforto ao ocupar os ambientes de qualquer unidade.

No verão, por exemplo, tais preocupações térmicas permitem que o calor não seja tão intenso no interior dos apartamentos, ao passo que no inverno, o ar frio não encontra espaço dentro de casa. Quer coisa melhor?

Sem contar a projeção de áreas técnicas que garantam boas ventilações, evitando odores fortes e o mau cheiro proveniente de materiais que, em ambientes fechados, prejudiquem a qualidade do ar, tais como algumas tintas, por exemplo.

Por isso, as tintas utilizadas em cada unidade da Tarjab são a base de água e não causam odor ou qualquer alergia.

No caso da Tarjab, as esquadrias e as áreas de ventilação dos apartamentos também são maiores do que as normas exigem, o que reflete muito mais conforto e comodidade.

Limpeza, desinfecção e análise da água

Com o uso de revestimentos resistentes e adequados a cada tipo de ambiente, a qualidade sanitária é outro ponto forte da Tarjab, o qual a Certificação Aqua atesta.

São tomadas, para tanto, algumas medidas que visam garantir a qualidade da água nos pontos de consumo do empreendimento, tais como a lavagem e a desinfecção das tubulações, além da análise da água, antes que cada unidade seja entregue a seus futuros donos.

Gestão dos resíduos

Os lixos de todos os tipos (orgânicos e recicláveis) e entulhos gerados na construção da obra ou em quaisquer demolições.

Certificação de material utilizado na obra

Utilizar materiais que quantificam e declaram seus impactos no meio ambiente de forma transparente, sempre foi visto como uma obrigação pela Tarjab.

São materiais certificados com o selo EPD – “Environmental Product Declarations” – e que não causam qualquer mal ao meio ambiente.

A construtora e incorporadora ainda utiliza materiais fabricados próximo à obra e cuja curta distância reduz o impacto ambiental. Também são usados recursos naturais que tenham comprovada a procedência através das devidas licenças.

Fornecedores que abracem a sustentabilidade

Somente empresas que estejam comprometidas de fato com a sustentabilidade, são parceiras da Tarjab. Não é um processo que envolve apenas a uma das partes, mas sim a todos que fazem parte deste objetivo maior que é o de oferecer qualidade sustentável.

Dispositivos e sistemas inteligentes

Por meio da implantação de medidas que ajudam ao ser humano a usar a água e a energia elétrica de forma mais consciente.

O desperdício destes condomínios pode ser evitado em até 50%, em comparação com outros condomínios que não contam com as mesmas medidas de uso consciente de água.

São elas: instalação de torneiras e demais acessórios que regulam automaticamente a vazão de água, bacias sanitárias cujo dispositivo de duplo acionamento regula a quantidade de água gasta na descarga, torneiras de áreas comuns com fechamento automático.

Além, é claro, dos sistemas de reuso de águas das chuvas e águas cinzas que correspondem até 60% do esgoto doméstico (água cinza é a água originada da lavagem da louça, das roupas e do banho).

Uso adequado de energia elétrica

Todos os empreendimentos são projetados para ter uma redução de 20% no consumo de energia elétrica, por meio de equipamentos que oferecem maior eficiência, tais como os sensores de presença que apagam a lâmpada assim que não tenha mais ninguém por perto.

Vale a pena ressaltar que estes sistemas de iluminação, bem como os sistemas de aquecimento de água, são todos movidos por luz solar.

Ou seja, não se desperdiça nenhum centavo em energia elétrica, vivendo com total conforto e apenas com os recursos oferecidos pela natureza.

Vegetação adequada

Pela Certificação Aqua, deve ser utilizada uma vegetação nativa especificada, em terreno natural, além do plantio de árvores nas calçadas dos prédios.

A Tarjab dá preferência por espécies que tenham menor necessidade de manutenção e de irrigação no dia a dia.

Transporte limpo

As obras possuem bicicletário, o que motiva os moradores a utilizarem um meio de transporte menos poluente. Além disso, as unidades localizam-se próximas de outros meios de transporte público, o que assegura uma eficaz mobilidade urbana.

Coleta inteligente de lixo

Valorizando a coleta seletiva e a reciclagem, os condomínios da Tarjab possuem depósitos de resíduos orgânicos e recicláveis que são dimensionados conforme a quantidade de pessoas que vivem nos condomínios, a quantidade de lixo que é gerado diariamente e a coleta destes resíduos pelo serviço municipal.

E quem não souber como cuidar de seu lixo, não tem problema. Os proprietários recebem um “manual do proprietário”, através do qual são orientados quanto às práticas de coleta seletiva. Não tem erro!

Relógios de água e gás separados

Para muita gente em São Paulo, isto é um sonho. Para os moradores de empreendimentos construídos pela Tarjab, uma realidade. Cada unidade possui instalações preparadas para medição individualizada de água e gás.

Isto possibilita que cada morador tenha a percepção do quanto está consumindo e de como pode tornar este consumo melhor.

Empresa séria é a que sabe que sem responsabilidade com o mundo em que vivemos, não teremos um lar no futuro que seja bom o suficiente para todos.

Tudo parte do princípio de que o homem deve tomar consciência da forma como vive e de como pode tornar sua existência ainda melhor e mais saudável.

Empreendimentos da Tarjab com certificação AQUA

A Tarjab sempre manterá viva essa preocupação em cada traço de seus projetos e cada empreendimento lançado. A Certificação Aqua é a prova de que estamos no caminho certo e permaneceremos nele por longas décadas.

Aproveite para conhecer alguns dos empreendimentos da Tarjab que possuem o selo AQUA como Amadis, Refuge Bosque da Saúde, Iman Vila Mariana e IND Cambuí e confira na prática como a empresa segue as diretrizes dessa certificação.

 

One thought on “Certificação AQUA: Alta Qualidade Ambiental da Tarjab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.