Contato via e-mail

Cancelar

O que são Construções Sustentáveis?

As construções sustentáveis possuem papel fundamental no segmento para que sejam realizados objetivos globais por meio do desenvolvimento sustentável.

O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta que a construção civil é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais, utilizando energia de maneira intensiva, fazendo com que grandes impactos ambientais sejam gerados.

Os impactos relacionados ao consumo de matéria e energia estão presentes juntamente com a geração de resíduos sólidos que são gerados devido ao conjunto de atividades humanas provenientes da construção.

Nesse artigo você irá entender o que são construções sustentáveis e quais são seus impactos positivos para a qualidade de vida da humanidade.

Vamos lá?

Entenda mais sobre o que são construções sustentáveis

De acordo com a Agenda 21, a construção sustentável é definida como “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes naturais e construídos, e a criação de assentamentos que afirmam a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”.

Essa é a definição mais comum quando comparada a sustentabilidade, já que tem a ver com o uso consciente dos recursos naturais que ficam limitados, pois a construção sustentável também traz economia e sustentabilidade social.

O ramo da construção civil é um dos mais importantes da economia de cada país, tanto no Brasil quanto no exterior.

De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), o segmento da construção é um dos meios que mais utiliza recursos naturais e energia.

Estima-se que mais de 50% dos resíduos gerados sejam resultado das atividades realizadas na construção civil.

Benefícios oferecidos pela construção sustentável

Agora que você sabe o que são construções sustentáveis, chegou o momento de entender quais as vantagens que essas ações são capazes de proporcionar.

Atualmente, praticar a sustentabilidade na construção civil é considerado como um grande diferencial para as construtoras que adotam tal prática.

Entretanto, o mercado se expande à medida em que o tempo passa e os empreendimentos imobiliários se valorizam cada vez mais, pensando sempre no conceito da sustentabilidade e isso se torna um requisito.

A realização de uma construção sustentável pode ser favorável tanto para quem constrói um imóvel quanto para quem compra um como:

  • Valorização do imóvel;
  • Redução dos gastos com operação e investimento;
  • Menos deslocamentos e redução de emissões de CO2;
  • Otimização do uso de recursos;
  • Oportunidades novas de negócios;
  • Diminuição de desperdícios.

O valor para implementar um projeto sustentável pode gerar um custo maior do que um edifício convencional, porém assim que a construção estiver pronta a economia é notada.

De acordo com o Diretor da Ecosfera, Luiz Fernando Lucho do Vale, a economia dos recursos podem chegar a 30% à medida em que o tempo passa.

Isso responde muito bem o que são construções sustentáveis e os benefícios que elas podem proporcionar.

Green Building: entenda as construções sustentáveis

Dentro do conceito de sustentabilidade na construção civil está o Green Building que se refere a uma grande forma de entender o que são construções sustentáveis e sua importância para o setor.

O Green Building se tornou uma tendência, já que as construções sustentáveis começaram a ganhar força de acordo com a exigência em projetar espaços que são capazes de reduzir impactos ao meio ambiente.

Outra grande vantagem é que o mercado valoriza muito esse tipo de obra e processos que ocorrem de maneira natural, já que sua limitação é menor e uma boa imagem é capaz de proporcionar rapidez na ocupação.

É importante lembrar que as organizações que atuam com projetos sustentáveis também possuem seus custos de construção, assim como manutenção, reduzidas já que práticas que envolvem a sustentabilidade são adotadas.

Para ser caracterizada como Green Building as construções precisam ser identificadas pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que é deliberada pelo GBCI (Green Building Council Institute).

O selo LEED certifica as edificações que atendem todas as exigências dos aspectos ambientais e energéticos. O sistema está presente em 143 países e seu principal objetivo é estimular os projetos a adotarem a sustentabilidade.

Conheça os materiais que devem ser utilizados na construção sustentável

É impossível pensar em uma construção sustentável sem conhecer quais são os materiais que podem ser utilizados.

Atualmente, com o avanço tecnológico, há uma série de itens que podem ser usados com o objetivo de proporcionar qualidade ao meio ambiente e aos seus utilizadores entendendo ainda mais o que são construções sustentáveis.

Conheça alguns deles:

Bioconcreto

O bioconcreto é uma solução capaz de se auto regenerar. O material surgiu por meio de estudos de bactérias realizadas na biologia e o principal objetivo era a utilização de microrganismos dormentes que eram capazes de sobreviver em um ambiente de alto pH como é o caso do concreto.

Quando as bactérias são ativadas, elas detectam a presença da umidade presente no ambiente, principalmente, em situações em que há fissuras e/ou rachaduras permitindo a entrada de água.

A regeneração do concreto ocorre pela alimentação, assim como a digestão das bactérias.

Telhado verde

O telhado verde vem sendo utilizado com frequência e seu objetivo principal é a plantação de árvores e plantas em coberturas de edifícios e residências.

Por meio da impermeabilização e drenagem da cobertura dos edifícios se criam condições para a execução do telhado verde.

Esse tipo de telhado cria novas áreas verdes, principalmente, quando se trata de regiões que possuem alta urbanização. Além disso, diminui a poluição ambiental e amplia o conforto acústico do edifício que recebe o telhado verde.

As melhorias nas condições térmicas internas do edifício são perceptíveis, além do aumento da umidade relativa do ar em locais próximos da área que recebe esse tipo de telhado. Além da considerável melhora no aspecto visual por meio do paisagismo.

Tinta ecológica

O uso da tinta ecológica é uma ótima opção para o revestimento de superfícies. O material é feito através de produtos naturais que não possuem componentes sintéticos ou substâncias derivadas do petróleo.

Esse tipo de tinta conta com normas internacionais como o apontamento da COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) e compostos vindos do petróleo não ultrapassando os 0,1% do seu volume total.

A tinta ecológica pode ser dividida em três tipos: minerais, vegetais e com insumos de animais.

Para que seja ecológica é preciso que a tinta tenha um ciclo de vida avaliado, como por exemplo, o prejuízo energético, causando em algumas vezes o consumo de água, fluídos de embalagens ou reciclagem de materiais.

Uma tinta ecológica é observada em todos os seus aspectos, até mesmo a quantidade de solventes e produtos de limpeza utilizados são levados em consideração.

Drywall

O drywall vem sendo utilizado com frequência por conta da qualidade e eficiência que o material é capaz de proporcionar. Seu uso é comum em paredes internas e forros.

A composição do material é composta por estruturas de aço galvanizado e chapas de gessos acartonado aparafusadas.

É possível utilizar o sistema sanduíche, utilizando duas chapas recheadas com lãs minerais e as paredes de drywall podem ter desempenho termo acústico melhorado.

Com isso, é possível viabilizar a aplicação até mesmo para salas de cinema e auditórios.

Atualmente, grandes construtoras utilizam esse sistema em suas construções, visando os melhores resultados.

A Tarjab é reconhecida pelo uso do Drywall em suas construções e seguindo todas as normas técnicas para construção sustentável. Isso, inclusive, proporcionou para a construtora o Certificado Selo Aqua.

Você sabe o que é o Selo Aqua?

Na construção civil, a sustentabilidade vem sendo utilizada com propriedade e para aqueles que possuem uma visão inovadora é algo essencial.

Por isso, grandes certificações foram criadas para que tal demanda possa ser realizada com seriedade, como no caso do Selo Aqua.

O Selo Aqua garante que o processo realizado na construção civil de um empreendimento seja reconhecido de maneira adequada por conta da redução dos impactos gerados em uma obra ao meio ambiente desde a sua gestão até a entrega do imóvel.

A certificação Aqua é aplicada pela Fundação Vanzolini desde o ano de 2008, sendo a primeira norma brasileira que qualifica obras sustentáveis.

Para isso, a norma abrange 14 critérios na análise dos edifícios, considerando as especificidades locais, entre elas:

  • Eco-construção;
  • Eco-gestão;
  • Conforto;
  • Saúde.

Todas as etapas da construção precisam ser certificadas pelo Selo Aqua, devendo ser acompanhadas por auditorias independentes fazendo a avaliação conforme o processo de produção como planejado.

É preciso cumprir todos os prazos, custos e metas de sustentabilidade e soluções implantadas que são analisadas de acordo com base nas tomadas de decisões, podendo ajudar a melhorar futuros empreendimentos.

O Selo Aqua ainda se tornou uma ferramenta capaz de nortear qual o rumo que a construção civil deve seguir, garantindo a sustentabilidade de cada empreendimento.

Objetivos globais do desenvolvimento sustentável

Como já citado aqui, as construções sustentáveis são muito mais do que ações realizadas com o propósito de oferecer melhorias ao meio ambiente.

A adoção de práticas sustentáveis estão ligadas aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável criados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Buscar por ações capazes de proporcionar qualidade de vida, garantindo a contribuição com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, vem sendo cada vez mais uma obrigação de quem pode realizar tal escolha.

Por isso, pensar além e imaginar que tais ações são capazes de proporcionar ações globais benéficas é uma boa maneira de dar início às práticas sustentáveis.

O primeiro passo você já deu entendendo o que são construções sustentáveis. Agora é seguir aplicando as ações, tornando o mundo cada vez melhor!

Comente abaixo suas experiências com as construções sustentáveis e se curtiu o conteúdo compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail