Smart Home: como aderir a essa tendência?

Com a tecnologia em constante evolução, as smart homes (casas inteligentes) estão se transformando e tornando o dia a dia […]

Por Tarjab
Em 5 de setembro de 2024

Com a tecnologia em constante evolução, as smart homes (casas inteligentes) estão se transformando e tornando o dia a dia das pessoas mais prático e otimizado. Essas mudanças têm acontecido em todas as áreas da vida e, não poderia ser diferente justamente nas residências.

Agora, as casas inteligentes viraram tendência e já não se restringem a um grupo seleto de pessoas, já que o caráter democrático da tecnologia possibilitou o acesso aos dispositivos inteligentes a todos.

Para isso, basta ter uma internet com Wi-Fi para desfrutar de uma completa linha de acessórios que podem melhorar a qualidade da sua rotina e deixar tudo mais fácil. Quer saber mais? Acompanhe a leitura do artigo!

Índice:

mulher controlando a smart home pelo dispositivo móvel

O que é Smart Home?

O conceito de smart home caracteriza casas que integram, em sua área residencial, soluções automatizadas para facilitar o gerenciamento remoto em seus sistemas de iluminação, segurança, controle de entrada e saída, eletrodomésticos e outras funcionalidades.

Essa tecnologia é usada para melhorar a eficiência, a segurança e o conforto das pessoas. Por isso, é fácil identificar uma smart home, uma vez que seus dispositivos são conectados à internet e podem ser controlados com a ajuda de tablets, smartphones ou outro tipo de dispositivo móvel.

As smart homes tendem a ganhar cada dia mais espaço na vida da população, já que sua utilidade se mostra muito eficiente, principalmente quando se trata de monitoramento e segurança. Além desses usos, dispositivos relacionados a energia, conectividade, entretenimento e iluminação são muito procurados pelo público em geral.

Leia também: As 5 principais tendências do mercado imobiliário 

Como funciona uma Smart Home?

Seu funcionamento é realizado por meio da integração de dispositivos, sistemas de automação e sensores que se comunicam por meio da internet. Dessa forma, as pessoas conseguem operar esses dispositivos em seus tablets, smartphones ou assistentes de voz, elaborando cenários de acordo com suas necessidades, além de automatizar tarefas.

E, para instalar soluções de automatização em uma residência, hoje tudo ficou mais simples do que normalmente se imagina, deixando no passado a ideia de que é preciso grandes intervenções no ambiente para implementar sistemas inteligentes.

O mercado, agora, conta com uma imensidade de produtos disponíveis para todos os bolsos. Você pode adquirir e otimizar a sua casa com termostatos, lâmpadas inteligentes, câmeras de segurança, fechaduras, eletrodomésticos e muitos outros.

Isso, sem falar em um dos mais populares produtos: a smart TV, que tem recursos adicionais de funcionalidade e conectividade. Com isso, você pode acessar a internet, transmitir conteúdo online, executar aplicativos e interagir com outros dispositivos.

Sendo assim, é fundamental assegurar-se de que a sua conexão Wi-Fi é estável antes de começar o seu processo de implementação.

Quais são os benefícios de uma Smart Home?

São muitos os benefícios proporcionados em uma smart home, principalmente quando se trata de acessibilidade. Com os dispositivos integrados à internet, você pode controlar a iluminação da casa, abrir portas, persianas, adiantar o preparo do seu café, apagar uma luz que ficou acesa, entre tantas outras funções.

Parece coisa de cinema de ficção científica, não é mesmo? Mas, o futuro já chegou e isso tudo já está ao nosso alcance, graças à tecnologia envolvida que torna a sua casa inteligente de fato. Agora, que tal conferir mais de perto alguns dos principais benefícios de uma smart home? Acompanhe!

Conveniência e controle

Esse, sem dúvida, é um dos maiores benefícios de uma smart home. É a conveniência que os dispositivos inteligentes fornecem aos usuários. Assim, todos podem facilmente controlar iluminação, temperatura, eletrônicos de entretenimento, sistemas de segurança e muito mais usando apenas um smartphone ou simples comandos de voz.

Isso significa que você pode ajustar todas as configurações dos dispositivos inteligentes da sua casa a qualquer momento e de qualquer lugar.

Eficiência energética

Eficiência energética é algo primordial nesses novos tempos e as smart homes podem colaborar muito com a redução do consumo de energia, com resultados bastante significativos.

Com a ajuda de sistemas programáveis e automatizados, você consegue otimizar o uso de aparelhos de aquecimento, ar-condicionado, iluminação e, assim, economizar energia reduzindo consideravelmente as contas de energia.

Um bom exemplo disso são os termostatos inteligentes que regulam a temperatura com base no padrão de uso e de acordo com a previsão do tempo. Já as luzes inteligentes, desligam-se automaticamente sempre que um cômodo está vazio.

Segurança

A segurança doméstica também pode tirar muito proveito da tecnologia smart home. Com ela, você inclui, na sua casa, câmeras de segurança inteligentes, sensores de porta e de janela, fechaduras eletrônicas, além de sistemas de alarme conectados, que podem ser monitorados e controlados à distância, com uma camada extra de segurança.

Você pode, ainda, receber alertas instantâneos no smartphone relatando qualquer tipo de atividade suspeita, não importando onde se encontre.

Leia também: O que levar em conta na hora de buscar segurança no condomínio? 

Aprendizado automático

O mercado oferece diversos tipos de dispositivos para casa inteligente com capacidade de aprendizado automático para adaptação aos hábitos e às preferências dos moradores.

Um sistema de iluminação inteligente, por exemplo, é capaz de aprender de que forma você usa a iluminação para momentos distintos do dia, ajustando-se automaticamente.

Assistência para idosos e pessoas com deficiência

Idosos e pessoas portadoras de deficiências podem se beneficiar de funcionalidades essenciais para ajudar a estabelecer mais autonomia e independência, gerindo suas necessidades diárias.

Dessa forma, os comandos de voz controlam dispositivos sem que a interação física seja necessária. E mais: você pode configurar alertas para monitoramento de condições de saúde, como lembretes de horários de medicamentos.

Passo a passo para você começar a montar uma Smart Home

Agora que você ficou por dentro dos principais benefícios de adotar um sistema de smart home, entenda como você pode começar a implementar o seu. Ao seguir o passo a passo, você poderá desfrutar de toda a comodidade que essa tecnologia oferece.

Escolha o assistente virtual

Primeiramente, é importante escolher um assistente virtual. O Amazon Alexa, o Google Assistant ou o Apple HomeKit atuam como se fossem o cérebro da sua smart home.

Sendo assim, opte por aquele mais compatível com a maior parte dos dispositivos para atender às suas preferências pessoais e às necessidades de usabilidade.

Planeje a infraestrutura

A infraestrutura para instalar sistemas inteligentes em casa também é fundamental. Por isso, certifique-se de que a sua rede Wi-Fi é segura e robusta o bastante para executar o projeto.

Destacamos que a maioria dos dispositivos inteligentes dependem da internet para funcionar adequadamente. Assim, atente para o local onde os dispositivos ficarão, bem como a cobertura da sua rede Wi-Fi em todas as áreas da residência.

Priorize os dispositivos de que precisa

Para começar a usufruir da sua rede de automatização, inicie o processo usando os dispositivos mais úteis para os seus objetivos. Alguns deles incluem: lâmpadas inteligentes para controlar e automatizar a iluminação, termostatos inteligentes para melhorar a eficiência energética, câmeras de segurança e fechaduras inteligentes.

Instalação e configuração

Na hora de instalar cada um dos dispositivos, siga as instruções do fabricante, sempre. Muitos deles são projetados com o intuito de facilitar o manuseio do usuário, portanto, podem ser configurados por meio de um aplicativo associado.

Então, para conectar e configurar cada aplicativo, use o aplicativo do seu assistente virtual. Essa operação, normalmente, requer o pareamento dos dispositivos Wi-Fi e do assistente virtual, incluindo a configuração das preferências de uso.

Crie rotinas e automações

Para aproveitar melhor as funcionalidades dos dispositivos instalados, é interessante criar rotinas, como configurar as luzes para que elas acendam automaticamente ao pôr do sol. Você pode, ainda, ajustar o termostato para funcionar antes da sua chegada em casa.

Expanda conforme necessário

Depois de configurar o necessário, ao longo do tempo você se acostuma com os primeiros ajustes. Nesse momento, você já pode levar em conta a instalação de dispositivos extras e mais funcionalidades.

Vale lembrar que as smart homes são altamente flexíveis e escaláveis. Isso permite que você acrescente componentes de acordo com a evolução das necessidades e as possibilidades orçamentárias.

Leia também: Tecnologias aplicadas no mercado imobiliário – Tarjab 

Quanto custa ter um Smart Home?

No início, os dispositivos inteligentes tinham ares de luxo, porém, sua popularização vem mudando esse cenário e os preços estão se tornando cada dia mais acessíveis à população em geral.

Entretanto, hoje, com tantas opções de soluções smart home disponíveis no mercado, os valores exigidos para ajustar uma casa inteligente variam muito. Além disso, tudo depende muito das necessidades dos usuários.

Mas, você pode sim, ter uma smart home sem desembolsar fortunas. Com apenas R$ 500, por exemplo, você já consegue automatizar um cômodo inteiro da casa usando dispositivos básicos, como tomadas inteligentes e iluminação.

Em contrapartida, alguns especialistas afirmam que um projeto inicial de uma smart home integral pode custar a partir de R$ 9 mil. Tudo depende do tamanho do imóvel, das necessidades dos moradores e das tecnologias envolvidas.

Diante dessas questões, para investir em uma casa inteligente, a primeira coisa a fazer é entender o que realmente faz sentido para você, antes de se empolgar com um projeto caro.

Conclusão

Conforme vimos neste artigo, a tecnologia já está redesenhando a forma de interação nos espaços domésticos. Assim, uma smart home traz incontáveis benefícios para a vida das pessoas, proporcionando eficiência, conforto e controle como nunca se viu.

O mundo moderno requer, cada vez mais, praticidade, garantia de segurança e economia de energia nos lares. Por isso, muitos projetos de imóveis já incorporaram esse conceito. Um bom exemplo é o Harmonie, cujo decorado demonstra algumas dessas tecnologias para smart home.

Ao seguir o passo a passo que trouxemos neste artigo, você pode escolher os dispositivos certos para as suas necessidades, tornando o seu dia a dia mais otimizado com monitoramento remoto.

Contudo, é sempre bom lembrar-se de que a tecnologia é uma ferramenta de apoio, que não deve comprometer valores fundamentais, interações humanas e a privacidade. Dessa forma, você consegue usufruir ao máximo das oportunidades criadas pela tecnologia em smart homes, enquanto cultiva um ambiente familiar.

Saiba mais sobre tecnologias que podem melhorar muito a sua qualidade de vida. Continue explorando o nosso blog e entenda como aproveitar melhor recursos tecnológicos e sustentáveis para o seu bem-estar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.