Architetto completa ciclo de certificações AQUA

Neste mês o empreendimento Architetto da Tarjab recebeu a certificação AQUA – Fase Execução da Fundação Vanzolini. Este edifício, que […]

Por Tarjab
Em 29 de agosto de 2019

Neste mês o empreendimento Architetto da Tarjab recebeu a certificação AQUA – Fase Execução da Fundação Vanzolini. Este edifício, que será entregue em setembro, já havia sido certificado nas fases de pré-projeto, projeto e, encerrando o ciclo de certificações, recebeu agora a da fase de execução.

O AQUA garante que o empreendimento siga regras e padrões de sustentabilidade, alta qualidade ambiental e conforto, desde o início de sua concepção até seu uso final.  A certificação requer um Sistema de Gestão do Empreendimento e o cumprimento de 14 requisitos de qualidade ambiental, traduzidos, por exemplo, na adoção de instrumentos para a economia de água e energia, na disposição adequada de resíduos, no conforto e saúde dos usuários e na contribuição do empreendimento ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental do entorno.

Em 24 meses de obra, várias ações e procedimentos sustentáveis foram colocados em prática, como a instalação de refletores LED no canteiro e de restritores de vazão nas torneiras dos banheiros das áreas comuns, reaproveitamento de sobras de madeira para a produção de cavaletes, proteção dos pilares, paletes e lixeiras, , reaproveitamento da terra escavada para o reaterro das valas das fundações , canteiro de obras com baixo impacto ambiental, coleta seletiva interna (coletores dimensionados e disponibilizados) e externa (para vizinhos), incluindo de pilhas/baterias e lâmpadas, baias para acondicionamento de materiais recicláveis com identificação, suspensão do abastecimento de água nos momentos em que o canteiro de obras não funcionava, utilização da água de mina para a lavagem de rua, de lajes e cura do concreto, reaproveitamento de água nos mictórios, reaproveitamento de água pluvial e do ar condicionado, sensor de presença para iluminação dos refeitórios e banheiros, utilização de iluminação natural no escritório da obra, proteção dos exemplares arbóreos (árvores no entorno) etc..

Além disso, diversas ações para reduzir o impacto da construção do empreendimento na vizinhança foram tomadas, como a varrição diária das calçadas e do entorno, estabelecimento de melhores horários de entrada e saída de materiais, coleta seletiva externa (para vizinhos), fechamentos e proteções da torre evitando projeções sobre as vias e vizinhança, envio de cartas  no decorrer da construção, mantendo a comunicação com os vizinhos durante toda a fase de execução do empreendimento, abertura de canal de comunicação direto com a Tarjab etc..

Tais ações acabam beneficiando a sociedade e também o cliente final, já que também implicam na redução do consumo de água e energia. A certificação ainda preza pelo conforto e qualidade dos espaços, exigindo diferenciais acústicos, lumínicos e térmico, como uso de manta acústica para reduzir ruídos, Utilização de materiais e sistemas que favoreçam o conforto térmico e a ventilação natural, incluindo tratamento térmico na cobertura, Utilização de equipamentos e sistemas com níveis de eficiência energética que garantam a economia no consumo de energia, entre outros.

Este é o 2º empreendimento da Tarjab a receber a certificação AQUA final, dentre os outros que estão dentro das demais fases do processo certificação. A Tarjab é a primeira empresa no Brasil a receber a certificação AQUA Social com o empreendimento Minha Casa Minha Vida Amadis e em 2018 se tornou um Empreendedor AQUA, o que garante que todos os empreendimentos da empresa no estado de São Paulo tenham e sigam as diretrizes da certificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.