Contato via e-mail

Cancelar

Investir em hotel é um bom negócio?

Está pensando em investir em hotel, mas ainda não sabe se é um bom negócio?

Por se tratar de um investimento específico, muitas dúvidas ainda cercam aqueles que desejam ter um retorno de qualidade ao empreender através da área hoteleira.

Neste artigo, vamos tirar suas dúvidas sobre o investimento em hotel e mostrar como esse negócio pode ser lucrativo.

Vamos lá?!

Investir em hotel é um bom negócio?

Escolher um negócio para investir não é tarefa fácil. É preciso conhecer todos os pontos que cercam os investimentos.

Este tipo de investimento em hotel ainda traz uma série de dúvidas e muitas vezes insegurança para aqueles que não conhecem tão bem a modalidade em questão.

Conhecido como condo-hotel, o empreendimento imobiliário oferece uma estrutura operacional hoteleira. Sua composição é feita por quartos autônomos que proporcionam a possibilidade de aquisição de quem deseja comprar para investir.

Este tipo de empreendimento oferece ao investidor uma renda, por meio de um quarto adquirido que tem ganhos mesmo quando não está ocupado, pois o lucro líquido do hotel é dividido de maneira proporcional para os seus proprietários. Entenda melhor.

O que é condo-hotel?

Com o condo-hotel, o investidor pode comprar um quarto e receber em troca todos os rendimentos relativos de acordo com as diárias que ocorrem nessas unidades. No desconto estão presentes os custos de operação desde o dia em que o hotel começar a operar.

Todos os contratos de investimento coletivo são devidamente registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) estando em vigor desde 2013, porém, só agora possuem uma norma específica.

Essa regra estabelece que qualquer oferta do segmento, seja registrada na CVM para que possa ser levada ao público.

Quando se trata do investimento em questão, pode ser oferecido tanto para os investidores, quanto para o público, porém é necessário a apresentação de um estudo de viabilidade econômica que o empreendimento possui. Além disso, é preciso estar atento a taxa de ocupação hoteleira.

De acordo com o Guiabolso, o crescimento em condo-hoteis tem como principal explicação o fato de que diversas construtoras possuem alguma dificuldade em conseguir um financiamento juntamente às instituições bancárias. Assim, o dinheiro vindo de aplicações de investidores é uma saída benéfica para ambos os lados.

Além disso, para que seja uma parceria de sucesso, é necessário que seja levado em consideração fatores importantes sobre conduta e análise de risco.

Acompanhe alguns exemplos:

Escolha uma construtora consolidada no mercado

Buscar uma construtora qualificada é um dos pontos principais para obter um resultado positivo ao optar pelo investimento.

A empresa responsável pelo imóvel precisa apresentar questões importantes como a qualidade e sucesso obtido em outros empreendimentos. Verificar a taxa de lucros é fundamental para que haja retornos como o esperado.

Verifique a rede de hotel responsável pelo quarto

Não é somente a construtora que precisa ser investigada.

Verificar o histórico da rede hoteleira é muito importante para saber qual é a capacidade administrativa-gerencial da organização para evitar qualquer tipo de problemas futuros, aumentando de maneira consequente as chances de lucros.

Busque uma consultoria especializada

Gerenciamento de riscos é um departamento essencial e necessário no momento de investir em hotéis. Isso para que haja a facilidade no processo de análise de investimento, utilizando consultores especializados, medindo o lucro anual e verificando o quanto o investimento cresce de acordo com o tempo.

Entenda mais sobre a taxa alta de ocupação

Há uma série de questionamentos que precisam ser levantados para quem deseja entender tudo que está presente em um investimento de condo-hotel.

Uma delas se refere a taxa alta de ocupação ou como conhecida em termos hoteleiros, Cap rate.

Essa taxa em redes hoteleiras é uma percentagem baseada no número de quartos ocupados. Essa quantidade é realizada por dia, semana, mês e até mesmo em um prazo maior. A taxa se diferencia de acordo com o período de tempo que precisa ser considerado.

Um bom exemplo disso é quando a taxa média de ocupação hoteleira está perto de 100% aos finais de semana, porém está em 30% durante os dias semanais.

Assim, é possível obter várias informações para análise de taxas de ocupação do hotel. Caso a taxa de ocupação não atinja a meta é preciso agir em analogia.

Quando investir em hotel?

A ideia de investir em um negócio enche os olhos de muitos empreendedores, porém, é preciso observar uma série de fatores antes de colocar o plano em prática.

O investimento em hotéis, apesar de ser um assunto novo no país, gera grande possibilidades de negócios. Mas afinal, quando investir?

Para que haja qualidade, primeiramente é necessário a escolha de um local para a correta avaliação do seu investimento. Lugares que possuem um grande potencial turístico são sempre a melhor opção.

Uma questão de suma importância também está relacionado com a infraestrutura de transporte e também com o poder aquisitivo que o local possui, pois o local se adequa ao público

Assim, é possível saber se o serviço oferecido pelo local atende as necessidades de quem estará frequentando.

Algumas marcas são conhecidas tanto nacional quanto internacionalmente. Observar o seu histórico é essencial, mas isso você irá entender no decorrer do artigo.

Investimento em hotéis e a bolsa de valores

Para investir em hotel é preciso conhecer a analogia à bolsa de valores.

Sua funcionalidade ocorre como se cada quarto representasse um conjunto de ações, assim, no final de cada mês, o investidor recebe sua participação nos lucros de acordo com a quantidade de quartos que foram adquiridos.

Partindo desse pressuposto, é possível afirmar que vale à pena investir em organizações sólidas no mercado que realizam o pagamento todos os anos aos seus dividendos na bolsa.

Assim, quem investe para obter retornos dos seus dividendos, está obviamente mais interessado no cenário operacional da empresa, além claro, da saúde financeira.

Quando se trata do investimento em hotéis, essa valorização se dá de acordo com o imóvel. O risco, permanece presente, entretanto, é possível que haja uma análise a fundo sobre suas potencialidades priorizando sempre sua imagem no mercado, além da relação entre os acionistas para que assim seja realizado um bom negócio.

Quando relacionado a outros investimentos, é possível observar que além dos lucros obtidos pelo hotel, o investidor também é o dono do quarto adquirido da mesma forma que ocorre com a compra de um apartamento.

É importante lembrar que o seu uso não pode ser realizado fora das operações do hotel, porém, o proprietário obtém uma escritura do imóvel que pode valorizar a medida em que o tempo passa, podendo assim, ser vendido como ações, por exemplo.

Alguns pontos são de suma importância e precisam ser observados para que o investimento seja realizado de maneira qualificada, evitando todo e qualquer tipo de prejuízo posterior.

Por isso, é importante analisar o estudo de viabilidade econômica do empreendimento, além das expectativas de lucro.

O local onde o empreendimento está localizado, também é fundamental, já que comércios, viabilidade, mobilidade e potencial turístico são essenciais para que os lucros sejam gerados com mais facilidade.

Quartos de hotel como investimentos

Muitos se perguntam se investir em um quarto de hotel é um negócio inteligente. Isso depende exclusivamente das necessidades do investimento.

No mercado existem diferentes tipos de investimentos em quartos de hotel como o pool ou quartos individuais.

No pool hoteleiro, todo o lucro dos quartos são divididos para um grupo de pessoas que investiram no quarto, reduzindo por meio desses lucros os custos que o hotel teve para que esses quartos pudesses ser mantidos.

Para quem opta pelos quartos individuais, o investidor terá o mesmo lucro, porém, há o desconto dos custos do hotel. Nesse quesito, há uma chance maior de que os quartos permaneçam mais tempos vagos quando comparados ao pool.

E a compra de quartos de hotel?

Todo tipo de investimento deve ser analisado com cautela para que tudo saia como planejado. A compra de quartos de hotel exige a análise de receita com o operador do hotel.

Isso significa que, pensando nos termos exatos para a divisão, pode variar entre as redes hoteleiras incluindo também os lucros para manter e administrar os quartos.

Para a tomada de decisão, é preciso analisar diversas opções e comparar onde está a melhor priorizando a qualidade e claro, o valor oferecido.

Após isso, é fundamental se basear nos números contabilizando os lucros e considerando os impostos presentes de acordo com os lucros mensais.

É fundamental que haja o entendimento do mercado, lidando sempre com quem realmente entenda do assunto para que não haja a possibilidade de qualquer tipo de prejuízo posterior.

Conheça os benefícios de investir em uma rede hoteleira

Se tornar um investidor de hotéis pode ser algo capaz de proporcionar grandes vantagens.

Todos os países do mundo, recebem turistas, seja para viagens em família ou à negócio e principalmente no Brasil, ainda existem uma série de viajantes que se hospedam em locais para realizar as atividades nas quais vieram destinados a fazer no país ou estado.

É preciso reforçar que o local é importante, já que é necessário atrair turistas para que o investimento possa valer a pena.

Uma outra grande vantagem em investir em hotel é saber que em determinadas datas, o índice de lucros aumentam de maneira considerável no decorrer no ano.

Isso, devido ao fato de que, datas comemorativas ou algum evento são capazes de atrair um grande número de turistas, gerando, consequentemente lucros.

Vale lembrar que isso não quer dizer que no restante do ano, esses locais não recebam hóspedes, já que muitos, optam por outras datas por buscar sossego e tranquilidade em suas férias.

A única diferença é que em algumas datas, é comum que o número de pessoas hospedadas em hotel cresça, algo normal em qualquer lugar do mundo.

Gestão eficiente para investir em hotel

Antes de investir em um hotel ou, como conhecido, condo-hotel é preciso observar uma série de aspectos importantes.

Uma boa gestão é essencial e precisa ser dividida em ações que irão acontecer no próprio estabelecimento para que funcione de maneira adequada pensando em organização, planejamento, controle e a direção. Por isso, é preciso pesquisar as melhores bandeiras de hotéis.

Grande exemplo de gestão eficiente na rede hoteleira é o Hotel Asset Manager que se difundiu no Brasil graças ao modelo condo-hotel.

Entre suas principais logísticas está a forma em que o profissional contratado pelos investidores atua como representante dos seus interesses frente à gerência hoteleira.

O Hotel Asset Manager acompanha seus investidores oferecendo conselhos sobre gestão eficiente do seu negócio.

O trabalho é totalmente voltado aos proprietários no entendimento dos ciclos de investimento e na orientação do valor atual e futuro de cada unidade permitindo que o investidor melhore os seus conhecimentos, assim como percepções sobre o investimento tanto na parte imobiliária como hoteleira.

Sua atuação ocorre de várias maneiras, entretanto o escopo do trabalho, em sua maioria têm objetivos principais, sendo eles: análise, monitoramento da operação e incentivo para melhorias nas condições físicas do empreendimento e dos serviços de quem gerencia e orienta os investidores quanto a atua, assim como a futura situação do investimento.

Quando se trata da parte organizacional, é necessário um trabalho em equipe para que tudo ocorra de maneira dinâmica e produtiva e as atividades estejam designadas com metas a serem cumpridas.

O controle de um hotel é realizado por meio de um monitoramento avaliando de maneira constante as funções e claro, o desempenho de cada funcionário para que sempre haja a definição de padrões de trabalho, tornando assim todo tipo de ação necessária.

Invista em hotel com inteligência

Realizar comparativos é fundamental e mesmo que haja a compra de belas unidades de hotel é preciso observar como está o mercado imobiliário.

Quando o segmento se encontra em crise, consequentemente você não irá perceber nenhum aumento no capital até que haja a recuperação do mercado.

Por isso, é fundamental um olhar atento para o preço no qual seu investimento será obtido de acordo com o metro quadrado do hotel.

É preciso saber negociar já que as vantagens de investir em um quarto de hotel são muitas e o preço é sempre negociável já que para fechar um negócio é preciso flexibilidade de ambas as partes.

Pesquisar e analisar antes de investir é sempre um bom negócio.

Como escolher construtoras e bandeiras de hotéis?

Pesquisar sobre o histórico e a força financeira de uma construtora é tão importante quanto a marca hoteleira presente no projeto.

Uma construtora de qualidade sempre será capaz de arcar com os custos de uma construção sem que haja qualquer tipo de risco financeiro.

Sendo este, um aspecto de suma importância para a gestão de risco em qualquer investimento, pois uma construção não terminada é um grande problema para qualquer investidor.

É importante lembrar que mesmo que haja a melhor construtora e uma taxa alta de ocupação, se você acabar com um quarto de hotel ou pool com despesas altas, isso torna o investimento menos atraente.

Além dos custos que há no investimento, também há o risco de liquidez, o que pode ocorrer em todo investimento imobiliário.

Uma gestão desqualificada é uma possibilidade e até mesmo marcas renomadas podem sofrer com obras de má qualidade. Por isso, é necessário a análise do ramo hoteleiro da região em que se deseja investir.

A análise do histórico de uma construtora é importante para que haja o controle do trabalho que a empresa realiza.

É preciso observar o sucesso dos empreendimentos já realizados pela organização, principalmente, quando se trata do ramo hoteleiro.

É necessário levar em consideração que se trata de um mercado novo e que está em ascensão e talvez, seja o primeiro trabalho da construtora no ramo em questão.

Histórico da rede de hotéis responsável

Já pensou em quem fará o controle diário do seu quarto de hotel?

É preciso levar em consideração que esse trabalho é feito pela força de mercado e toda a capacidade que há na administração gerencial da empresa responsável pelo projeto. Por isso, esses pontos precisam ser pesquisados.

Uma boa avaliação é fundamental para que nenhum tipo de problema futuro possa surgir podendo então, oferecer problemas nos lucros.

É preciso saber como e quando investir para que assim, tudo possa sair como planejado.

Procurar bons recursos e saber ao certo onde e como investir é essencial para retornos lucrativos, principalmente, em um segmento que vem ganhando visibilidade a medida em que o tempo passa.

Reconheça boas construtoras e bandeiras e obtenha os melhores resultados.

E você, o que acha de investir em hotel? Deixe seus comentários abaixo para que possamos conversar mais sobre o assunto.

Para saber mais sobre o mercado hoteleiro, assine nossa newsletter e receba em primeira em mão nossos conteúdos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail