Construção Sustentável: Saiba por que você precisa ficar atento ao selo AQUA-HQE

Selo empreendedor AQUA-HQE Atualmente, a construção sustentável que possui um selo empreendedor AQUA-HQE, tem a garantia de ser a melhor […]

Por Tarjab
Em 24 de outubro de 2019

Selo empreendedor AQUA-HQE

Atualmente, a construção sustentável que possui um selo empreendedor AQUA-HQE, tem a garantia de ser a melhor opção em qualidade de vida. Saiba porque:

Empreendimentos imobiliários de qualidade, há muito, não visam apenas localização nem infraestrutura moderna e arrojada.

As preocupações no mercado da construção civil se intensificaram ao longo dos anos noutros interesses, como por exemplo, em reduzir os impactos das construções no cotidiano das pessoas.

Em outras palavras, em tornar a construção sustentável, econômica e viável no dia a dia. São poucas as empresas que conseguem atingir esse objetivo e, para reconhecê-las, existe o selo empreendedor AQUA-HQE.

Cuidar e conservar o meio ambiente não é apenas importante para a humanidade, mas para garantir a vida de todos os seres que habitam a Terra.

Isto porque é no meio ambiente que se encontram todos os recursos naturais indispensáveis à sobrevivência dos seres: água, alimentos, matéria prima, tudo isso faz parte do nosso ecossistema.

Sem a existência destes recursos, nenhuma forma de vida poderia existir. Sem a preservação destes recursos, cada vez mais o homem estará fadado a um futuro incerto e penoso.

Quando se pensa em construção civil, o termo “construção sustentável” parece soar como algo distante e impossível de ser realizado.

Contudo, na prática, isso já existe, e o selo empreendedor AQUA-HQE é justamente uma garantia de que a obra a ser erguida e vendida será um ótimo negócio no futuro, seja ela um apartamento, uma casa ou uma sala comercial, tanto para quem constrói, como para quem compra ou aluga.

E o que é o selo AQUA-HQE?

O selo empreendedor AQUA-HQE – Haute Qualité Environnementale é uma certificação internacional da construção sustentável que surgiu em 2008 a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale).

No Brasil ,quem concede essa certificação às empresas é a Fundação Vanzolini.

Desde que foi lançado, o selo empreendedor AQUA-HQE sugere um viés sustentável nas obras e demais construções brasileiras, tendo os referenciais técnicos desenvolvidos com base na cultura, no clima, nas normas técnicas e na regulação brasileira.

O intuito é o de garantir uma melhoria contínua nos desempenhos de cada construtora e seus projetos.

Em 2013, os organismos de certificação residencial-QUALITEL e não-residencial-CERTIVEA se juntaram para criar a Rede Internacional de certificação HQE.

Uma unificação de critérios e indicadores para todo o mundo que cria uma identidade de marca única global, cujo órgão certificador passa a ser a Cerway, sempre fundamentado nas premissas da certificação HQE francesa.

Como o selo AQUA-HQE impacta o mercado da construção sustentável?

O mercado da construção civil é bastante competitivo. E neste instante, cidades como São Paulo não param de crescer, exigindo uma constante necessidade de ofertas de espaço, seja para moradia ou para trabalho.

Neste cenário, destacam-se empresas que investem em qualidade de vida com projetos de construção sustentável – ou seja, que visem a utilização responsável de todos os recursos dispostos no meio ambiente, antes, durante e depois da obra.

Em municípios onde o crescimento se acentua com grande rapidez, como é o caso da cidade de São Paulo, os impactos da construção civil são sentidos por toda população.

Tanto que cerca de 50% de todos os recursos extraídos do meio ambiente são destinados para o mercado da construção civil.

Por isso, para garantir que suas obras sejam sustentáveis, muitas construtoras procuram urgentemente certificar suas construções com o selo AQUA-HQE.

Uma construção sustentável com selo empreendedor AQUA-HQE é pensada justamente na necessidade de o usuário viver em ambientes que sigam critérios técnicos de sustentabilidade econômica e ambiental.

Quem confere o selo empreendedor AQUA-HQE em uma construção sustentável no Brasil?

No Brasil, a instituição responsável pela aplicação do selo empreendedor Aqua-HQE em uma construção sustentável é a Fundação Vanzolini.

Para tanto, o empreendimento necessita cumprir 14 categorias relacionadas com o entorno do edifício, escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos, gestão de energias, gestão de água, conforto acústico, conforto visual, qualidade dos ambientes, dentre outros.

É a garantia de que além de a construtora ser uma empresa séria e comprometida com a qualidade de vida do homem, o empreendimento será uma ótima oportunidade de investimento, com foco no aproveitamento de diversos recursos, maior economia e maior valorização imobiliária a médio e longo prazos.

Em outras palavras, o proprietário tem a certeza de que viverá em um lugar com muito mais condições de conforto e saúde, tendo em vista o baixo impacto ambiental.

Quais os benefícios do selo empreendedor AQUA-HQE em uma construção sustentável?

Os benefícios de uma construção sustentável com selo empreendedor AQUA-HQE são:

Economiza no consumo de água

Com o reaproveitamento de água cinza (originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho); bem como reaproveitamento de água das chuvas e a utilização de torneiras próprias com controle da vazão de água.

Menos despesas de condomínio

Com uso inteligente de recursos naturais em uma construção sustentável, certamente haverá economia de taxas de condomínio, que bem sabemos, incluem despesas de energia, água, limpeza, manutenção e conservação predial.

Maior valorização do investimento

Empreendimentos com selo AQUA-HQE são mais valorizados com o tempo, em relação aos imóveis comuns.

Menor demanda nas infraestruturas urbanas

Menos impactos sociais nas cidades.

Menor gasto de recursos hídricos

Muito mais economia nas contas de água.

Redução da poluição

Menos rejeitos e entulhos durante a obra, visando economia de material e menos desperdícios de recursos na obra.

Melhor aproveitamento da infraestrutura local

Uma obra sustentável que vise menos poluição e desperdícios, certamente aproveitará a estrutura local. Incidência do sol, ventilação, clima e localização que vise menos uso de carros, aparelhos elétricos, dentre outros.

A Tarjab e o selo empreendedor AQUA-HQE

A Tarjab firma o compromisso com todas as questões ambientais que visem uma qualidade de vida maior à sociedade. O foco é sempre o menor impacto possível de suas obras no meio ambiente.

Desta forma, a Tarjab investe nesta certificação, visando cada vez mais oferecer uma nova construção sustentável, a cada projeto assinado e erguido.

E você, o que mais gosta em um projeto sustentável? Escreva para nós!

E se estiver à procura de um bom projeto sustentável para investir, entre em contato e conheça os nossos imóveis a venda com selo AQUA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.