O que é o certificado LEED?

A sustentabilidade está cada vez mais presente, pois se trata de algo fundamental para que possamos vivenciar um mundo menos […]

Por Tarjab
Em 8 de julho de 2020

A sustentabilidade está cada vez mais presente, pois se trata de algo fundamental para que possamos vivenciar um mundo menos prejudicado por maus que podem ser causados por indústrias e pelas próprias pessoas.

O conceito se refere a todas as realizações feitas com o objetivo de transformar produtos que antes poluíam o meio ambiente, em materiais que proporcionam qualidade de vida e melhorias para a natureza.

Atualmente, diversas empresas estão englobando o conceito sustentável em seus projetos. Construtoras estão inovando com empreendimentos sustentáveis, proporcionando ainda mais tranquilidade aos seus clientes.

Essas organizações, quando atuam de maneira séria, recebem certificações de extrema importância pelo reconhecimento do seu trabalho e esforços para tornar um mundo cada vez mais sustentável.

Dentre essas certificações, está o LEED. Mas, afinal, do que se trata o Leadership in Energy and Environmental Design?

Nesse artigo, você irá entender o que é o certificado LEED e compreender a sua importância para empresas que atuam com a sustentabilidade.

Boa leitura!

Entenda mais sobre o que é o certificado LEED

Em tradução livre, a sigla LEED significa Liderança em Energia e Design Ambiental. Sua criação foi feita pelo United States Green Building Council, mais conhecido como USGBC no ano de 1993.

O principal objetivo da criação do USGBC é promover e fomentar as práticas de construções sustentáveis.

Em seu início, se compreendeu que era preciso viabilizar a ideia para a indústria, já que era a única maneira de realizar tais práticas, sendo elas palpáveis, podendo então ser mensuradas corretamente.

Por isso, ficou cada vez mais claro que a criação de um sistema próprio seria o ideal para classificar o LEED como uma maneira de estabelecer padrões e estratégias para a construção de edificações sustentáveis.

Do ano de 1994 até 2003 essa certificação contou com grande evolução do padrão para construção nova, contando com um sistema que abrange padrões de inter relacionamentos que abordam todos os aspectos presentes no processo de construção.

Por que o LEED surgiu?

O LEED surgiu com objetivos muito específicos e fundamentais para que questões sustentáveis pudessem estar cada vez mais presentes nas construções civis.

A certificação tem como principal função o reconhecimento de liderança ambiental no segmento da indústria da construção. Além disso, define muito bem quais são os chamados “edifícios verdes” por meio do estabelecimento do padrão comum na medição.

LEED ainda promove práticas de um projeto na construção integrativa e estimula a concorrência verde. Acima de tudo, sensibilizar os consumidores por meio das vantagens trazidas pelas construções sustentáveis.

A propagação que há no certificado LEED sobre a visão do desempenho de um edifício ao longo da sua construção está presente assim como a transformação que há no mercado quando tais questões são implementadas.

Como funciona o LEED?

Para que o projeto receba a certificação LEED é preciso que o empreendimento ou edificação atinja uma determinada pontuação. Ela vai estar relacionada à satisfação em uma série de requisitos dentro da construção sustentável e são divididas entre algumas categorias, sendo elas:

  • Transporte e localização;
  • Lotes onde a sustentabilidade está presente;
  • Eficiência da água;
  • Energia e atmosfera;
  • Recursos e materiais;
  • Qualidade dos ambientes internos;
  • Propriedades regionais e inovação.

Entre todas essas categorias, existem pré-requisitos e créditos. Os pré-requisitos são obrigatórios para que a certificação possa ser obtida. Quando se trata dos créditos, é importante lembrar que é possível obter as certificação por meio das pontuações, chegando ao nível desejado.

Confira abaixo um exemplo para compreender melhor.

Quando se trata de um crédito vindo de energias renováveis presentes na categoria energia e atmosfera é preciso que haja a obtenção de uma pontuação por meio de um sistema de energia renovável em uma edificação, como por exemplo, com o uso das placas fotovoltaicas.

Quando determinada construção atinge tal meta de desempenho, sendo ela comprovada, a edificação então recebe a pontuação de crédito.

Isso também ocorre quando se estabelece e comprova que há um bom nível de conforto acústico nos locais e isso está dentro da categoria de qualidade interna dos ambientes.

Além disso, a redução de consumo, tanto interno quanto externo de água dentro da edificação também são pré-requisitos e créditos que se enquadram na categoria de eficiência da água.

Ou seja, a classificação que certifica uma construção depende do quanto o local está dentro das categorias e da soma das pontuações. Com tudo isso, você pode ter uma boa ideia sobre o que é o certificado LEED.

Quer saber como funciona a pontuação do certificado LEED?

A pontuação para a Certificação LEED funciona da seguinte forma:

São somadas todas as otimizações na edificação e elas podem chegar até 70, tratando-se de estratégias. Por isso, os edifícios são pontuados de maneiras particulares, como:

  • Certified: 40 pontos;
  • Silver: 50 pontos;
  • Gold: 60 pontos;
  • Platinum: 80 pontos ou mais.

Precisamos lembrar que o LEED está constantemente se atualizando e sua última atualização foi o LEED v4.1 realizada em 2018.

Sendo assim, é importante que haja sempre a verificação da última versão do certificado para quando for necessário estudar sobre o tema. Assim, não haverá nenhum tipo de informação desatualizada.

O sistema LEED permite que projetos possam encontrar estratégias sustentáveis por meio de um acordo e uma visão comum, isso é exatamente o que precisa ser alcançado, além do profissional que será o responsável por cada tarefa.

A certificação é primordial e um grande salto para quem deseja ser referência em construções sustentáveis.
Essas ações são benéficas para todos. Além disso, construtoras que recebem o certificado ganham ainda mais credibilidade no mercado, além de ser uma ótima maneira de conquistar seus clientes.

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