Contato via e-mail

Cancelar

Sustentabilidade na construção civil

A sustentabilidade envolve o atendimento das necessidades do presente sem que as futuras gerações sejam comprometidas fazendo com que suas necessidades também sejam cumpridas.

O termo vem sendo muito utilizado também na construção civil, tudo isso para evitar danos à natureza e também à saúde pública, já que resíduos descartados de maneira incorreta pode gerar diversos problemas.

Neste artigo, você irá entender como funciona a sustentabilidade na construção civil e como o segmento a incorpora em cada trabalho. Boa leitura!

Entenda mais sobre sustentabilidade na construção civil

Adotar boas práticas para proporcionar sustentabilidade na construção civil é essencial, já que se trata de um ramo da economia que gera entulho e resíduos. Além disso, por diversas vezes pode causar danos ao meio ambiente devido ao meio empregado para extrair matérias-primas como a madeira e o cimento, por exemplo.

Para que os impactos negativos possam ser diminuídos é necessário adotar técnicas de construção utilizando a sustentabilidade.

Na construção civil o uso de materiais ecoeficientes além do uso de energia renovável é essencial para realizar uma gestão adequada dos resíduos. Essas práticas contribuem com a redução de danos à natureza e ainda proporciona economia para a empresa, fazendo ainda com que a imagem seja ressaltada perante os clientes.

A importância da sustentabilidade na construção civil

A utilização da sustentabilidade na construção civil tem como principal objetivo promover o consumo consciente dos recursos naturais, reduzindo a geração de resíduos e apostando no reaproveitamento do que for possível.

Para que isso seja possível, é fundamental levar em consideração todos os aspectos econômicos, e ambientais. Dessa forma, para uma obra ser considerada sustentável é necessário que ela seja economicamente viável e aceita de maneira ambientalmente e socialmente correta.

Entretanto, é importante lembrar que obras, além da geração de resíduos ainda é um dos setores da economia que mais utiliza os recursos naturais, cerca de 50% da quantidade total. Assim, para que a sustentabilidade seja aplicada no segmento, é preciso que haja mudanças por parte dos agentes que atuam no ramo em questão.

Para que isso seja possível é preciso utilizar os recursos naturais de maneira consciente fazendo com que haja a diminuição de consumo e aumentando o reaproveitamento. Além disso, é fundamental adotar técnicas que não causem impactos ao meio ambiente e na sociedade no entorno.

Respeitar a mão de obra e a utilização dos materiais sustentáveis, além de adotar projetos que dão prioridade para as fontes de energia renovável também são requisitos necessários para uma construção civil sustentável.

Vantagens da sustentabilidade na construção civil

Quando empresas começam a aplicar maneiras conscientes como o uso racional de materiais, assim como formas alternativas de geração de energia, elas não somente reduzem os impactos ao meio ambiente como também o seu custo operacional.

Atualmente, é possível contar com incentivos fiscais para a construção civil que adotam práticas sustentáveis como o previsto pelo projeto de lei federal n. 252/2014 que determina técnicas ambientais corretas como: telhados verdes, aproveitamento de energia solar e captação de água da chuva.

Uma outra forma é o IPTU Verde que oferece descontos de 5% a 20% para que as construções e reformas implementem soluções que atuam de maneira sustentável. Tal medida já foi adotada por uma série de cidades brasileiras.

Devido a disseminação do uso e da criação de novas linhas de crédito, o investimento necessário para tecnologias como as da energia fotovoltaica e eólica reduziu de maneira considerável nos últimos anos. Além desses benefícios, outros se destacam como:

Custo-benefício

Investir para adotar tecnologias sustentáveis nos dias atuais é menor e é possível encontrar diversas linhas de financiamento capazes de facilitar o acesso.

As construções sustentáveis são valorizadas pelos clientes e isso é devido ao uso racional de recursos naturais e redução consequente de tarifas, como energia elétrica, por exemplo.

Materiais reciclados ainda oferecem uma maior economia para a obra. Atualmente, é possível encontrar até mesmo tijolos e telhas reciclados que possuem materiais em sua composição como resíduos de embalagens de garrafas PET e pneus por exemplo, que além de oferecer economia, ainda proporcionam grande resistência.

Na construção civil ainda é possível substituir uma série de elementos de madeira por materiais de plástico reciclado, como a madeira plástica, por exemplo. Se trata de um elemento resistente quando comparado aos tradicionais e não demanda destruição de florestas.

Valorização e conforto

Construções que utilizam elementos sustentáveis oferecem um conforto maior aos seus moradores ou usuários e são muito atrativas quando se trata da estética.

Os métodos construtivos oferecem equilíbrio térmico devido ao isolamento nas paredes e assim, reduzem a necessidade do uso de ar-condicionado e sistemas que funcionam para aquecer o ambiente.

No isolamento acústico e na priorização da iluminação natural quando utilizados juntamente aos sistemas de captação de energia solar e água da chuva de reúso, elevam a comodidade dos seus utilizadores reduzindo possíveis gastos necessários no futuro e isso, faz com que o imóvel seja valorizado.

Como aumentar a sustentabilidade da construção?

Atualmente no mercado existem uma série de materiais que são utilizados para que a construção conte com práticas responsáveis e o seu uso aumenta de maneira considerável a sustentabilidade do empreendimento.

Construtoras estão apostando em construções sustentáveis e utilizando materiais que além de garantir qualidade ao meio ambiente, ainda proporcionam uma obra de qualidade utilizando materiais resistentes.

Drywall

Atualmente, é possível encontrar obras que utilizam o drywall, por exemplo. O uso do drywall oferece diversas vantagens para as construções e é uma maneira de notar os avanços tecnológicos e novas possibilidades na obra, proporcionando um trabalho mais prático, englobando modernidade e sustentabilidade.

A parede de drywall está entre os grandes avanços do segmento. O material proporciona espessura qualificada, além de ser fácil de ser montada e desmontada, facilitando trabalhos como reparos em fios elétricos e outros.

O drywall ainda gera menos entulho quando comparado a alvenaria, sendo uma grande vantagem para quem opta pelo material.

Outros materiais mais sustentáveis

Alguns mais sustentáveis como telhado verde e vidro inteligente, por exemplo, vêm sendo utilizados e estão chamando a atenção do mercado de construção civil.

O telhado verde conta com a aplicação de uma camada vegetal na laje da edificação. Para isso, se aplica sobre uma base já impermeabilizada de PVC, proporcionando um ambiente agradável e funciona perfeitamente para quem deseja isolamento térmico e acústico.

Um outro material utilizado com frequência na sustentabilidade da construção civil são as tintas ecológicas que são feitas a base de matérias-primas naturais. Se trata de um material livre de qualquer componente químico e em sua formulação, a água substitui o uso de solvente.

A durabilidade da tinta e sua aderência é a mesma das tintas tradicionais, porém é necessário que haja total atenção nas quais realmente podem ser consideradas ecológicas, já que essas precisam ser livres de compostos orgânicos voláteis (COVs), compostos sintéticos e de pigmentos que são à base de metais pesados.

Muitos utilizam o vidro inteligente em suas construções por conta dos benefícios que tal elemento oferece. Com essa tecnologia, é possível por meio de um botão, controlar a transparência do vidro para que haja a passagem de iluminação e sua absorção de calor. A inovação tem como principal objetivo reduzir gastos com luz e ventilação do ambiente.

Um outro item bastante utilizado em construções sustentáveis são as telhas ecológicas. Elas são fabricadas por meio de fibras vegetais e até mesmo papel reciclado. As telhas reduzem de maneira considerável os custos das obras.

Sua composição também conta com resíduos de embalagens Tetra-Pak e garrafas Pet, contribuindo assim com a impermeabilidade do material, o que favorece no conforto térmico.

Certificado Selo Aqua: sustentabilidade na construção civil

Construtoras que atuam com a sustentabilidade na construção civil precisam seguir diversas normas.

O selo AQUA é a 1ª norma brasileira que certifica construções sustentáveis. O certificado considera as especificidades do país, utilizando 14 critérios para analisar edificações que atuam incorporando a sustentabilidade na obra.

A norma visa obras que são realizadas pensando no conforto acústico, lumínico e térmico. Analisa ainda a sustentabilidade por meio do uso da matéria prima adequada e material utilizado em todos os espaços, como por exemplo, a madeira de reflorestamento.

A Tarjab recebeu a Certificação Selo AQUA por realizar suas obras cumprindo todas as normas citadas, além de ter a sustentabilidade como um dos seus valores. Em suas obras, a Tarjab ainda implementa normas sustentáveis em seus empreendimentos como:

  • Iluminação e ventilação constantes em cada espaço;
  • Lâmpadas de LED;
  • Temperatura certa em qualquer momento;
  • Limpeza, desinfecção e análise da água;
  • Gestão dos resíduos;
  • Certificação de material utilizado na obra e outros.

Realizar construções utilizando a sustentabilidade é uma maneira de oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas que irão fazer parte daquela edificação.

Boa parte delas se preocupa com o meio ambiente e esse tipo de construção é pensada para que os clientes se sintam satisfeitos.

É claro que esse tipo de cuidado não é restrito somente para as obras de grande orçamento e que a sustentabilidade pode fazer parte de diversas construções proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos.

Por isso, na hora de escolher construtoras confiáveis, pense naquelas que priorizam a sustentabilidade na construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail