Contato via e-mail

Cancelar

A biofilia na arquitetura e no design de interiores

Quando imaginamos um lugar onde possamos relaxar, sempre nos vem à cabeça locais que contam com a presença de plantas, assim como a luz natural, já que com isso é possível obter uma conexão com o exterior.

A biofilia é uma forma de inovar e oferecer aos mais diversos ambientes itens naturais capazes de melhorar a nossa saúde, além de garantir bem-estar.

Em um mundo urbanizado onde a tecnologia está presente em todos os locais, principalmente na arquitetura industrial, obter tal conexão é fundamental, porém muitas vezes parece ser algo improvável. Com o design biofílico, é possível resgatar os ambientes naturais e trazer para locais construídos pelo homem.

Mas, como essa tendência pode estar presente em projetos, sejam eles residenciais ou comerciais? Além disso, quais são os benefícios de incorporar a biofilia na arquitetura de ambientes? Descubra agora!

Aqui você vai entender:

  • O que é biofilia?
  • Benefícios da biofilia na arquitetura e no design de interiores
  • Relação entre biofilia e neuroarquitetura
  • Como aplicar a biofilia no ambiente de trabalho

O que é biofilia?

A biofilia tem como principal objetivo conectar a nossa necessidade de estar em contato com a natureza mesmo em ambientes modernos e projetados pelos homens.

Com o design biológico há o reconhecimento de que houve uma evolução em nossa espécie quando o assunto é a adaptação ao mundo natural e não aquelas criadas ou que atuam artificialmente.

Sabemos que nós somos associados aos recursos vindos dos processos naturais e tal processo é essencial para a nossa saúde, tanto física quanto mental, além do bem-estar e a aptidão das pessoas.

Há locais onde costumamos passar a maior parte do nosso dia. A biofilia na arquitetura e no design de interiores busca satisfazer a nossa necessidade de estar sempre associados à natureza.

Por isso, o principal objetivo do design biofílico é criar um local que habita estruturas, assim como paisagens e comunidades modernas. Porém, para que isso seja possível, é preciso que algumas condições sejam cumpridas e isso, você irá compreender no decorrer do nosso artigo.

De modo simples, podemos explicar o design biofílico como a reimaginação da relação entre o homem e a natureza.

Assim, seu principal objetivo é o enriquecimento de ambientes naturais e também a do ser humano, tendo uma mútua relação com a integridade, além da adaptação retirando qualquer tipo de degradação e subjugação.

A Biofilia então, pode ser entendida como uma busca por conexão. Se você deseja complementar o seu conhecimento sobre o tema, confira o documentário “Biofilia: Em busca da Conexão”.

Benefícios da biofilia na arquitetura e no design de interiores

Quando a natureza é incluída de maneira consciente em um projeto arquitetônico, de maneira inconsciente estamos nos conectando com ela.

Porém, um ambiente que não conta com nenhum aspecto da natureza pode ser prejudicial à saúde e também na produtividade. Por isso, projetos onde a biofilia está presente no design, proporcionam aumento na produtividade e consequentemente, no bem-estar.

De acordo com a OMS (Organização das Nações Unidas), o trabalho é uma das maiores causas de depressão. Por isso, o design biofílico é muito importante nos espaços, principalmente, em áreas produtivas como ambientes de trabalho e escritórios.

Quando estamos doentes e quando o bem-estar nos falta é possível que haja resultados ruins e baixo desempenho nas atividades diárias assim como a diminuição de produtividade o que é prejudicial para o colaborador e empresa.

Desse modo, quando elementos da natureza são incorporados, seja de maneira direta ou indiretamente, há a redução dos níveis de estresse, aumentando o bem-estar geral e agregando para todos que estão no local.

Relação entre biofilia e neuroarquitetura

A neuroarquitetura e a biofilia estão cada vez mais presentes em projetos arquitetônicos, tudo isso por conta dos benefícios que ambas proporcionam. Quando relacionadas, os resultados são ainda mais qualificados. Entenda!

Neuroarquitetura é a união entre a neurociência e a arquitetura e estuda o impacto que os ambientes podem causar ao nosso cérebro influenciando diretamente no comportamento humano.

Já a biofilia é definida pela tendência natural de sempre estarmos atentos às coisas vivas como a natureza, que comprovadamente nos dá melhores prestações em todos os pontos da nossa vida.

Passamos 90% da nossa existência em determinados ambientes e isso torna ainda mais urgente que elementos relacionados à natureza estejam presentes para que a qualidade de vida de quem usufrui dos espaços também esteja ali.

Isso vale para todos os locais, porém quando pensamos em ambientes corporativos os estudos são ainda mais necessários, já que faz uma grande diferença no aumento da produtividade o que, consequentemente, oferece o crescimento da empresa e do profissional ao demonstrar um trabalho de qualidade.

Elementos naturais no trabalho proporcionam um impacto forte nos resultados do colaborador, como a redução dos níveis de ansiedade e estresse, por isso esses pontos incorporados em empresas são essenciais. Ao decorrer do nosso artigo, você vai entender como aplicar a biofilia no ambiente de trabalho.

Segundo o relatório Human Spaces no Impacto Global de Design Biológico, quando presente em locais de trabalho, os níveis de bem-estar aumentam em torno de 15%, já a produtividade em 6% e a criatividade em 15% quando relacionados aqueles que atuam em ambientes sem a presença da natureza.

Como aplicar a biofilia no ambiente de trabalho

Como você já pôde notar no decorrer do nosso artigo, trazer a biofilia para o ambiente de trabalho garante uma série de benefícios tanto para o colaborador, quanto para a empresa.

Nesse aspecto, é importante lembrar que a biofilia pode estar presente não somente em escritórios comerciais, mas também para aqueles que trabalham em casa no regime home office. Conheça mais sobre o assunto com nosso artigo home office e arquitetura de interiores.

Para que a biofilia na arquitetura e no design de interiores esteja presente é preciso saber quais são os aspectos mais importantes para garantir bons resultados no seu ambiente de trabalho. Para isso, alguns aspectos importantes precisam estar presentes:

Luz natural

Espaços com luz natural estão totalmente ligados com a biofilia. Por que optar por espaços com luz artificial se você pode contar com janelas de grande porte aproveitando toda a luz do dia?

Aproveitar o máximo o sol, permitindo a entrada dos raios solares oferece uma sensação de conforto.

Se você deseja ter privacidade no ambiente, existem películas no mercado que permitem que a luz do sol ilumine o ambiente, porém sem que as pessoas que estão no espaço externo, possam ver o local internamente.
Jardins

Ter interação entre os colaboradores, além de pausas durante o dia são pontos importantes e que também proporcionam bem-estar. Isso, quando aliado a biofilia na arquitetura e no design de interiores é capaz de promover um nível maior de saúde entre os profissionais.

A construção de jardins nas áreas comuns de uma organização é uma boa opção. É importante que o ambiente seja planejado para ser descontraído e confortável.

Por isso, optar por mesas e cadeiras ao redor de plantas e flores garante aumento na saúde, promovendo produtividade e gerando impactos positivos para a empresa.

Espaços ao ar livre

Locais com varandas e terraços são essenciais para ligar as pessoas ao ambiente natural. Conforme o design biofílico propõe, tais locais podem oferecer uma sensação de ar puro, revigorando quem está presente, mesmo se você estiver em prédios comerciais na grande São Paulo.

A utilização de plantas, assim como jardins deixa tudo isso ainda mais eficaz. Por isso, no horário do almoço ou naquela pausa para o café os colaboradores podem relaxar sentindo a conexão com a natureza.

Assemelhe as cores e formas da natureza

Sabemos que as formas e cores presentes na natureza são belas, por isso seu uso na decoração de um espaço é uma ótima maneira de incorporar a biofilia nos espaços, garantindo uma sensação de bem-estar e tranquilidade.

Cores como o verde da folha seca, por exemplo é uma tonalidade capaz de estimular a criatividade e também oferece tranquilidade.

Desenhos que remetem a natureza também podem ser utilizados como decoração, além de dar um toque vibrante ao ambiente.

Em seus princípios, a biofilia na arquitetura e no design de interiores são benéficos para o bem-estar e para a saúde de todos, principalmente, para aqueles que atuam diariamente em escritórios.

O design ainda pode garantir modernidade, além de conforto e um visual muito mais atraente para o local.

Por isso, chegou o momento de você aplicar o design biofílico, seja na sua residência ou no seu local de trabalho!

Comente abaixo suas impressões sobre o artigo e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre esse e outros temas.

Foto: © Alexandre Oliveira – Jafo Fotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail