Contato via e-mail

Cancelar

Como funciona a variação de preços de uma unidade de apartamento?

Em um mesmo empreendimento, é possível que haja grande variação de preços de uma unidade de apartamento que dependem de fatores como localização, posição das torres, vista e outros. Dependendo do empreendimento, essa variação pode ir de 10% à 30%.

A busca por um imóvel próprio faz com que os compradores apresentem uma série de dúvidas até ter a certeza de que aquele é o bem ideal.

Fatores como a variação de preços de uma unidade de apartamento influenciam muito na decisão de compra.

O que poucos sabem é que essa variação ocorre por alguns pontos essenciais que são necessários para a avaliação de um imóvel.

Decidir comprar um imóvel é uma das decisões mais importantes da vida, levando em consideração que muitas vezes significa se livrar do aluguel e ter um patrimônio sólido.

Porém, é preciso lembrar que também se trata de um investimento e requer um cuidadoso planejamento.

Um bom exemplo disso é buscar preços menores e condições de pagamento facilitadas, principalmente, quando se trata de imóveis comprados na planta.

Além disso, há ainda uma grande questão a ser levada em consideração: as parcelas durante a construção e o financiamento após a entrega do imóvel.

Algumas questões influenciam na variação de preços de uma unidade de apartamento e é preciso conhecer bem esses pontos para ter a certeza do negócio.. Para entender melhor, acompanhe o nosso artigo!

Aqui você irá encontrar:

  • Como ocorre a variação de preços na compra de um apartamento?
  • Compra de apartamento: como o cenário econômico interfere nessa variação?
  • Entenda a importância dos indicadores econômicos
  • Valorização de imóvel: como influencia na variação de preço?

Como ocorre a variação de preços na compra de um apartamento?

Realizar o sonho do imóvel próprio é algo que muitos buscam.

Ao iniciar tal projeto, muitas dúvidas surgem e na fase da pesquisa, por exemplo, podemos notar que há uma variação nos preços de um imóvel para outro. O que poucos sabem é o real motivo de tal variação ocorrer.

Para entender como funciona a variação de preços de uma unidade de apartamento é importante lembrar que uma diversidade de fatores influenciam.

Um desses fatores é a variedade de tipos de vagas que influencia diretamente no valor do imóvel. O acréscimo no valor decorre de acordo com a quantidade de vagas, se são cobertas ou não, demarcadas e escrituradas, sorteadas e etc.

Além disso, quantidade de elevadores, torres, área comum do prédio, itens de personalização entregues, padrão de acabamento, living e sacada com nivelamento de contrapiso também podem ser grandes influenciadores na variação de preço de uma unidade de apartamento.

Um outro ponto importante e que faz parte dessa variação é o fluxo de pagamento, variando do ato até a entrega da chave e após o recebimento das chaves.

A localização do imóvel também conta muito, já que a proximidade de shoppings, mobilidade facilitada, comércios e serviços são grandes fatores e que fazem toda a diferença no preço. Mas, isso veremos com mais detalhes ao decorrer do artigo.

O aumento nos preços de um imóvel ocorre por meio da tabela que tem correção feita pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), ou seja, depende da oferta dos produtos concorrenciais diretos. Quanto mais concorrência menor será a tendência em subir os preços.

O valor de um apartamento depende de fatores como o tamanho do imóvel, seu estado de conservação, material utilizado e claro, como já citado anteriormente, sua localização.

Como o cenário econômico interfere nessa variação de preços?

Entender a maneira como os preços dos imóveis se comportam, assim como compreender como os índices medem tal variação é essencial no momento de realizar um bom negócio.

Por isso, instituições de pesquisa criam e calculam índices de monitoramento dos valores com o objetivo de acompanhar os preços dos imóveis a medida em que o tempo passa, identificando também os preços da construção civil de maneira geral.

Estamos falando de instituições como: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Entenda a importância dos indicadores econômicos

Acompanhe agora alguns indicadores econômicos que se relacionam com a inflação, assim como a taxa de juros no país:

INCC

O INCC Índice Nacional da Construção Civil tem como principal objetivo medir os custos com construções em todo o país. Publicado em 1950 pela primeira vez, o seu nome era apenas ICC e ele cobria somente os preços da cidade do Rio de Janeiro que na época, era a capital do país.

Após alguns anos, passou a monitorar os custos de construções de outras cidades. Além disso, incorporou algumas inovações e se sofisticou com o acompanhamento de preços de especialidades de mão de obra.

Virou INCC em 1985 onde monitorava o preço de 8 capitais. Um tempo depois, chegou a monitorar vinte capitais, porém hoje, se restringe a apenas sete, sendo elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Dentre os principais setores da economia está a construção civil, já que seu desempenho puxa toda a cadeia produtiva abrangendo uma série de serviços e boa parte da indústria, por isso é um dos índices mais importante da atividade econômica no país.

Se você deseja comprar um apartamento, mas pretende monitorar a evolução do índice, é muito importante considerar a opção de imóvel na planta, já que em contrato, o INCC é muito utilizado como índice de correção monetária do valor que deve ser pago na entrada do imóvel na planta.

Por isso, a importância de compreender o INCC para saber como funciona a variação de preços de uma unidade de apartamento.

IGMI-C

O IGMI-C ou Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial mede a rentabilidade do mercado de imóveis comerciais no país. Seu principal objetivo é mostrar a evolução dos preços dos imóveis comerciais em todo o Brasil.

Tal índice é calculado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas de acordo com as informações dos investidores institucionais e de organizações que estão dentro do mercado imobiliário.

Se trata de um dos principais índices do setor e serve como referência aos investidores e empresas que atuam com o segmento.

IVG-R

O IVG-R, Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados, é calculado pelo BACEN – Banco Central do Brasil – e tem como principal objetivo medir a tendência dos preços de imóveis residenciais no país.

De acordo com o BACEN esse cálculo é utilizado para avaliar os imóveis que são vinculados a financiamentos imobiliários para pessoas físicas garantindo hipoteca residencial ou alienação fiduciário de imóvel em regiões metropolitanas como: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Belém.

Para aqueles que desejam comprar a casa própria ou investir em imóveis, o IVG-R é um índice especialmente relevante, já que mede a tendência de preços no futuro, de acordo com os valores que são vinculados aos financiamentos.

Esse indicador ainda apresenta uma forte relação com a disponibilidade de crédito imobiliário na economia, já que possui relação direta com a inflação, assim como as taxas de juros.

IPCA

IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo teve seu início em 1979 e é um dos mais importantes do país, já que serve para indicar a inflação do país ao longo de um período determinado.

Para que seja calculado, é necessário coletar dados de acordo com uma cesta de produtos em estabelecimentos comerciais e que prestam serviços, incluindo concessionárias de serviços públicos e domicílios para que haja o levantamento do valor do aluguel e também do condomínio.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o responsável por medir o IPCA mensalmente e vale lembrar que seu cálculo abrange famílias com rendimentos mensais compreendidos de um até quarenta salários mínimos.

Quando o IPCA está elevado, significa a elevação da inflação, ou seja, que os preços estão aumentando a cada mês.

Quando isso ocorre, é importante evitar a compra de imóveis, levando em consideração que sempre haverá a chance de estar comprando por um valor acima da média.

Taxa SELIC

A SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa média que o governo paga de juros para os títulos federais.

Se trata de uma das taxas de maior importância para a economia, já que acaba sendo uma referência para todas as outras taxas de juros incluindo os financiamentos e investimentos em geral.

Em tese, a SELIC está livre de risco do país, por isso essa influência é tão grande, vendo que seus riscos relacionados à calote de outras operações de crédito são extremamente baixos.

Assim, quando essa taxa está muito baixa, terá uma tendência de os agentes financeiros alocarem mais capital de títulos do governo, assim, haverá menos dinheiro circulando na economia.

Porém, há o outro lado: se a SELIC estiver baixa, haverá mais dinheiro circulando, e isso pode ser bom para os investimentos no país e para a obtenção de investimentos, porém pode gerar alta de preços e inflação.

Por isso, a SELIC acaba determinando os juros dos financiamentos imobiliários e isso inclui o preço dos imóveis.

A taxa, quando alta, normalmente força os preços a se estabilizar ou cair. Quando está baixa, costuma significar um financiamento facilitado, preços subindo e dinheiro na economia.

Assim, podemos notar que todos os índices do mercado imobiliário servem como um parâmetro para diversas operações e até mesmo atualização de contratos para facilitar o financiamento imobiliário.

Por isso, o cenário econômico influencia muito na variação de preços de uma unidade de apartamento.

Valorização de imóvel: como influencia na variação de preços?

O modo como determinado imóvel pode valorizar é um dos pontos mais importantes para entender como funciona a variação de preços de uma unidade de apartamento.

E esse é um dos fatores que mais influenciam no aumento de preços quando um imóvel é comparado com o outro.

Localização

Como já citado, o local onde o imóvel está é um dos principais influenciadores para a sua valorização.

Um dos pontos mais procurados por quem deseja um imóvel próprio é onde ele estará localizado. Há estações de metrô próximas? Serviços essenciais e comércios para facilitar as compras?

Segurança

Vivemos em uma atualidade onde a insegurança anda conosco, por isso, uma das principais buscas são por locais seguros.

Por isso, um condomínio com câmeras de segurança e em um bairro seguro é muito importante e auxilia na valorização do imóvel, facilitando na sua venda.

Estado do imóvel

Se o imóvel for usado, uma das principais preocupações é como está o seu estado.

Um apartamento conservado, com a pintura em dias, sem problemas hidráulicos e elétricos são fundamentais para que seja ainda mais valorizado, o que influenciará no seu valor.

Se o imóvel for novo ou na planta, é possível levar em consideração os materiais que foram ou serão utilizados. A qualidade dos produtos também é crucial para a decisão de preço e compra.

Entender como funciona a variação de preços de uma unidade de apartamento é um ponto fundamental para quem deseja realizar o sonho da casa própria.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal colocar em prática a realização desse sonho? Não se esqueça que, contar com a ajuda de um profissional é fundamental para a realização de um bom negócio!

E se ficou com alguma dúvida, deixe abaixo no campo de comentários para que possamos conversar mais sobre o assunto. Aproveite também para assinar nossa newsletter e compartilhar nas suas redes sociais.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail